VOLTAR

Semictur confirma Festa do Jacaré do povo indígena Arara

News Rondônia - https://newsrondonia.com.br
Autor: Jairo Ardull
21 de Ago de 2023

Cerimônia será realizada nos dias 29 e 30 de setembro

Por Decom \ Texto: Jairo Ardull - 44

Publicado em
21 de agosto de 2023 às 15:18

A Festa do Jacaré, realizada anualmente pelo povo Arara (Karo), acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro na aldeia Iterap. Ela será aberta a outras comunidades indígenas e visitantes. A confirmação ocorreu, na sexta-feira (18), durante reunião com representantes da etnia na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Ji-Paraná (Semictur).

A etnia Arara (e Gavião) habita a Terra Indígena Igarapé Lourdes. Ela é formada pelas aldeias Iterap, Paygap e 5 Irmãos, que somam cerca de 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Pelo acordo firmado na Semictur, a festa ocorrerá, a cada ano, em uma aldeia, embora todas participem da organização.

Segundo a líder indígena e professora, Marli Peme Arara, o ritual acontece desde os anos de 1940 e consiste em caçar, capturar e comer o animal. Segundo ela, a tradição ainda é feita de cantos e danças que ajudam no fortalecimento da cultura e na aprendizagem dos mais jovens.

"Essa festa é uma das marcas do povo Arara. Nós estamos realizando, quando a maioria dos outros povos já não tem mais seus rituais tradicionais. Para nós, a festa é mais do que aquilo que se vê, é aquilo que se sente, é o momento em que se juntam o material e o espiritual", explicou.

De acordo com o titular da Semictur, Volnei Inocêncio, a participação de visitantes ajudará a difundir a cerimônia e incluirá a tradição Arara no calendário de eventos turísticos no município. "Esse é um ritual que todos deveriam conhecer por seu valor histórico e cultural", reconheceu.

Volnei Inocêncio afirmou que o etnoturismo (turismo voltado ao conhecimento dos povos originários) pode se tornar uma fonte de renda para as aldeias. "Sem dúvidas, o que temos de mais valioso para impulsionar o turismo, em Ji-Paraná, é o convívio e as festas das nossas comunidades indígenas", acrescentou.

Para a também líder e ativista, Shirlei Arara, a reunião consolidou o desejo de continuidade da tradição. "Estamos unidos para manter viva uma das principais festas de nosso povo. A Festa do Jacaré é muito importante para nós por tudo que ela representa", assegurou.

https://newsrondonia.com.br/cultura/2023/08/21/semictur-confirma-festa-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.