VOLTAR

Sementes nativas geram renda para moradores do rio Xingu

Portal Amazônia - www.portalamazonia.com.br
12 de Ago de 2014

Sementes nativas geram renda para moradores do rio Xingu
Coleta de sementes transformou agricultores familiares e indígenas em empreendedores da floresta

MANAUS - 'A união faz a força'. Você já deve ter ouvido muitas vezes este ditado popular. Mas também pode vê-lo na prática, como é o caso da iniciativa Rede de Sementes do Xingu. A ideia nasceu singela com o intuito de preservar áreas de florestas degradadas nas cabeceiras do Rio Xingu. A vida de 350 agricultores familiares e indígenas moradores da região mudou com o projeto.

"Com a Rede de Sementes do Xingu, vemos a valorização da floresta de uma maneira que antes não existia. E também, a complementação e geração de renda para as pessoas que participam da iniciativa", diz um dos coordenadores da iniciativa, o engenheiro agrônomo Rodrigo Junqueira.

A Rede de Sementes nasceu em 2007, em parceria do Instituto Socioambiental (ISA), com o objetivo de restaurar áreas de florestas degradadas nas cabeceiras do Rio Xingu. A iniciativa se converteu numa rede de trocas e encomendas de sementes de 214 espécies de árvores e outras plantas nativas da região do Xingu, Araguaia e Teles Pires. Desde a sua criação, 119 toneladas de sementes foram comercializadas.

Portal Amazônia, 12/08/2014

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/amazonia/sementes-nativas-ger…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.