VOLTAR

Semana Indígena para afirmar a cultura e direitos diferenciados

Coiab-Manaus-AM
19 de Abr de 2003

Ao apresentarem a suas músicas, artesanatos, danças e tradições como os "rituais de passagem" da Moça Nova, do povo Ticuna, e da Tucandeira, do povo Saterê Mawé, durante a Semana dos Povos Indígenas realizada em Manaus, de 14 a 19 de abril, na Estação Hidoviária do Amazonas, os indígenas residentes nesta cidade, dos povos Tukano, Apurinã, Tariano, Arapaso, Dessano, Baniwa, Ticuna, Saterê, entre outros, mostraram algumas das razões por quê são diferentes em cultura e portadores de direitos específicos e diferenciados.

"Esse nosso jeito de ser que aprendemos dos nossos pais e ancestrais, é o que estamos repassando aos nossos filhos, para que não morra a nossa cultura, mesmo morando na cidade", declarou Domingos Florentino Ticuna, ao apresentar o coral indígena do qual faz parte.

"Não é fácil, mas vocês tem que ter orgulho de sua identidade, e ter coragem de afirmar a diferença que há entre sua cultura e a dos não índios, que muitas vezes acham que alguém não é mais índio só por que chega a usar relógio", recomendou durante sua exposição o antropólogo Guilherme Macedo, da Universidade Federal do Amazonas.

O Coordenador Geral da Coiab, Jecinaldo Barbosa Cabral Saterê Mawé, que também participou do painel, ressaltou que um dos desafios do momento é o fortalecimento das organizações indígenas, recomendando agir em conjunto, ou seja, através de iniciativas da comunidade e não de projetos individuais. Jecinaldo ofereceu todo o apoio da Coiab a iniciativas que vierem nesse sentido.

Ao encontro dessa perspectiva do protagonismo indígena veio o discurso do vice-coordenador da Coiab, Crisanto Rudzö Xavante, ao participar em outro painel. Crisanto disse que "está na hora de superar essa fase ainda frágil do movimento indígena, momento em que ainda somos intermediados por Organizações Não Governamentais (ONGs). Queremos ter interlocução direta com o governo e com quaisquer outras instâncias e entidades parceiras", enfatizou.

Além dos painéis e das apresentações artísticas e culturais dos índios do Amazonas, "A semana dos Povos Indígenas", em Manaus, esteve marcada por exposições fotográficas, oficinas de desenho e pintura de crianças indígenas e não indígenas, projeção de documentários e distribuição de bebidas típicas indígenas.

O evento foi organizado pela Coiab, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Estadual de Política Indigenista (Fepi) e Associação de Produção e Cultura dos Povos Indígenas Yakinõ.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.