VOLTAR

Semana dos Povos Indígenas será marcada por manifestações em todo o País

CTI-Centro de Trabalho Indigenista
19 de Abr de 2005

Semana dos Povos Indígenas será marcada por manifestações em todo o País

Durante toda esta semana, de 18 a 22 de abril, debates, mobilizações e manifestações culturais ligados aos povos indígenas acontecerão em capitais como São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Manaus, Cuiabá, Boa Vista e Maceió. Haverá atividades também em algumas cidades do interior, a exemplo do município de Pau Brasil (BA). Políticas públicas, participação indígena na definição das políticas indigenistas e a questão das terras são os temas centrais desta Semana dos Povos Indígenas.

Em São Paulo (SP), está prevista uma confraternização das comunidades indígenas da cidade - Pankararu, Pankararé, Fulniô, Atikum, Kariri-Xokó, Potiguara, Terena, Kaingang e Xavante. O evento terá apresentações de danças tradicionais e acontecerá na favela do Real Parque, no Centro de Cultura Casulo (Rua Paulo Bourroul, 181), das 10 às 16h.

Em Manaus (AM), capital brasileira com a maior população indígena (são 20 mil indígenas de 16 povos), está prevista uma audiência com o prefeito da cidade, Serafim Fernandes Côrrea, às 8h, quando será entregue uma carta com reivindicações dos índios nas áreas da saúde, educação, moradia e trabalho. Ao longo do dia, a programação inclui também uma caminhada pela cidade, exposições e manifestações culturais, que ocorrem na praça da Saudade a partir das 8h30. O término mobilização contará com um ato-show na praça Terreiro Aranha, previsto para as 19h.

Em Cuiabá (MT), autoridades, lideranças indígenas e apoiadores da causa estarão reunidos para um ciclo de debates, que acontece nos dias 18, 19 e 20, no Sesc Arsenal. Estarão em pauta as principais reivindicações do movimento indígena: participação na política indigenista, demarcação e defesa das terras indígenas e o acesso a uma educação escolar de qualidade, específica e diferenciada. Entre os debatedores, estarão presentes o ministro da Justiça, Márcio Tomás Bastos, a sub-procuradora da República, Drª Débora Duprat, o diretor de Assuntos Fundiários da Funai, Dr. Artur Mendes, o procurador da República em Mato Grosso, Dr. Mário Lúcio de Avelar, o assessor jurídico do CIMI, Dr. Paulo Machado Guimarães, o coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Jecinaldo Barbosa Sateré Mawé, e lideranças indígenas de vários povos do Estado de Mato Grosso. A programação conta ainda com exibições de vídeos, fotografias, artesanatos e lançamentos de livros que abordam a temática indígena. As atividades estão abertas para a população em geral.

Em Salvador (BA), a principal atividade, o seminário "Presença, Resistência e Perspectivas", reunirá cerca de 150 lideranças indígenas de 13 povos para fortalecer o movimento indígena no Estado. Este evento, no entanto, acontecerá na semana seguinte à Semana dos Povos Indígenas, entre 26 e 28 de abril. Saúde, educação, produção e segurança alimentar, direitos indígenas e meio ambiente estarão em debate. No tema de meio ambiente, alguns dos desafios que os indígenas enfrentam diariamente, como as plantações de eucalipto, o turismo em terras indígenas, a construção de barragens, extração mineral, monoculturas e o projeto de transposição do Rio São Francisco. O seminário é uma iniciativa conjunta da Associação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), do Cimi e da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anai).

Também na Bahia, nos municípios de Pau Brasil, Itajú do Colônia e Camacan, a comunidade Pataxó Hã-Hã-Hãe está desenvolvendo, desde o dia 11 deste mês, a campanha "Índio quer Paz", que visa reverter o quadro de violência e preconceito criado ao longo dos anos contra o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe e o clima de tensão estabelecido em toda esta região devido aos conflitos pela disputa da área Caramuru-Catarina-Paragussu. A programação do dia 19 começa com manifestações na aldeia Caramuru, apresentação do toré, plantio de mudas de Pau Brasil, como símbolo do compromisso pela paz, e uma degustação da culinária indígena. A partir das 14h00, haverá concentração na Praça Marechal Costa e Silva (praça da feira) para a passeata que termina em frente ao Centro Administrativo onde será assinada a Carta Compromisso pela Paz e outra muda de Pau Brasil será plantada.

Em Boa Vista (RR), o seminário "Nunca mais Roraima sem os povos indígenas" acontece dia 20 de abril, no auditório da Universidade Federal de Roraima, das 8h30 às 17 horas. Apresentação de mitos, vídeos e debates fazem parte da programação.

Em Belo Horizonte (MG), estão programados debates, audiência pública e manifestações culturais, de 16 a 21 de abril. Para o dia 19, as atividades previstas são uma audiência na Assembléia Legislativa do estado, às 9h30, com o Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais e, à tarde, uma caminhada pelo centro da capital mineira. De 17a 21 de abril, no Maista Hall, acontece o evento "Encantar com a Paz", onde serão debatidos temas como o papel do Estado e as obrigações constitucionais na vida das comunidades indígenas e a conjuntura da política indigenista, com indígenas, os administradores da Funai e da Funasa em Minas Gerais e o procurador da República no Estado.

Em Maceió (AL), o curso de teologia da Faculdade Casa de Teologia inicia amanhã uma série de diálogos que tratarão da história dos povos indígenas no estado. O primeiro tema em debate será o extermínio do povo Caeté e a atuação de Dom Sardinha neste processo. Estarão presentes 40 lideranças indígenas Karapotó, que darão seus depoimentos sobre a realidade indígena em Alagoas. O evento será encerrado com a apresentação do Toré.

Para mais informações:

Brasília (DF)

Paulino Montejo (Coiab) - 323-5068 / comunicacao@coiab.com.br

Priscila D. Carvalho (Cimi) - 9979-6912 / 322-7582 / imprensa@cimi.org.br

Murilo Caldas (CTI) - 349-7769 / murilo.caldas@trabalhoindigenista.org.br

Oswaldo Braga (ISA) - 9972-1268 / 3035-5104 / oswaldo@socioambiental.org.br

Manaus (AM)

Pastoral Indígena de Manaus - (92) 232-4758

Ana Delia - (92) 9973- 0476

J. Rosha - (92) 9184- 6639

Boa Vista (RR)

Andre Vasconcelos (CIR) - (95) 224-5761

São Paulo (SP)

Dora - (11) 3758-5577/ 8156-7367

Benedito Prezia - (11) 3825-9569

Maceió (AL)

Jorge Vieira - (82) 8801-3677

Cuiabá (MT)

Sebastião Moreira (65) 621-2985

Belo Horizonte (MG)

Sumário Santana - (31) 3481-1181

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.