VOLTAR

Semana dos Povos Indígenas reunirá 37 etnias em Belém

ABN- notícias
04 de Abr de 2007

BELÉM - Índios de 37 etnias do Pará participam, entre os dias 16 e 22 deste mês, da Semana dos Povos Indígenas, promoção do governo do Estado em parceria com o governo federal, Prefeitura de Belém e setores da sociedade civil ligados à cultura e direitos humanos.

O evento, que acontecerá em diversos pontos de Belém, compõe as ações na área de políticas sócio-culturais e educacionais do governo estadual. A abertura, com o Fórum das Questões Indígenas, será dia 16, às 9 horas, no Parque dos Igarapés.

O debate no parque continua dia 17, nos horários das 9 horas ao meio-dia e das 15 às 18 horas. Serão discutidos temas como Propriedade e patrimônio dos povos indígenas”,
Educação indígena”, Saúde indígena”, Questão fundiária” e Estatuto do índio”.

O encontro continua dia 18, às 15 horas, no Centur, com a apresentação oficial das pautas indígenas à sociedade. Dia 19, quando se comemora o Dia Nacional do Índio, uma cerimônia oficial, às 15 horas, vai marcar a data.

Os temas de discussão voltam a ser debatidos dia 20, em dois horários: das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas, no teatro Margarida Schiwazzapa, do Centur. Os participantes vão discutir assuntos como Propriedade e patrimônio dos povos indígenas e Educação indígena, pela manhã; e Saúde indígena e Auto-sustentabilidade dos povos indígenas, à tarde. Dia 21, nos mesmos horários e local, os temas são: Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Questão fundiária e Estatuto do índio.

Programação Cultural - A Semana dos Povos Indígenas terá também uma programação cultural, com peças de teatro e exposições que vão apresentar a cultura indígena para estudantes. Dia 16, às 10 e 16 horas, será apresentada a peça Catalendas”. Entre os dias 16 e 21, nos horários das 9 horas ao meio-dia e das 15 às 21 horas, o público poderá ver a exposição Artesanato indígena”, que estará instalada na galeria Theodoro Braga, do Centur.

Uma exposição fotográfica indígena também poderá ser vista, entre os dias 18 e 21, das 10 às 20 horas, no Espaço São José Liberto. A feira de artesanato, por sua vez, ficará no Centur, na praça do Povo, podendo ser visitada entre os dias 18 e 21, nos horários das 9 horas ao meio-dia e das 15 às 21 horas.

Nos mesmos dias, das 9 horas ao meio-dia e das 15 às 18 horas, no Centur, o público poderá ver a demonstração da arta indígena (pinturas, adornos, cestarias e contação de histórias). Também no Centur, entre os dias 18 e 21, sempre às 21 horas, haverá apresentações de cultura regional.

A semana comporta ainda mostras de cinema e apresentações típicas de aldeias e etnias. Entre os dias 16 e 21, no cine Líbero Luxardo, no Centur, serão exibidos filmes às 9 e 15 horas. No mesmo período, no cinema Olympia, as sessões acontecerão às 15 horas e 18h30.

As apresentações das aldeias acontecerão no São José Liberto. Entre os dias 18 e 21, sempre às 18 horas, as tribos assurini e xikrin farão apresentações típicas. No Centur, as duas tribos mais a tribo way-way, mostrarão um pouco da sua cultura em apresentações entre os dias 18 e 21 deste mês, sempre às 20 horas.

O Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) da Secretaria Executiva de Cultura (Secult) também abrirá suas portas para a Semana dos Povos Indígenas. Dia 19, nos horários das 10 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas, os espaços do SIM trarão exposições e mostras específica

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.