VOLTAR

Semana dos Povos Indígenas em São Félix do Xingu é tema de reunião entre presidente da Funai e representantes do Pará

Funai http://www.funai.gov.br/
Autor: Kézia Abiorana
02 de Mar de 2018

O presidente Franklimberg de Freitas se reuniu esta semana com a prefeita de São Félix do Xingu (PA), Minervina Barros, o vice-governador do Estado do Pará, Zequinha Marinho; a secretária municipal de educação, Viviane Cunha e a secretária de turismo, Vanessa Gregório, para tratar sobre a Semana dos Povos Indígenas, evento tradicional no município que ocorre de 15 a 19 de abril.

"A Funai faz questão de participar da Semana por entender a importância do evento para recebermos as principais demandas dos indígenas da região, que muitas vezes não conseguem vir à Brasília para apresentá-las", ressaltou o presidente.

Durante a Semana, que está em sua 6ª edição, são desenvolvidas diversas atividades que promovem cidadania, cultura, esporte e saúde aos povos indígenas. Ações de emissão de documentos, assistência jurídica, atendimento à saúde voltado à área da cardiologia, oficinas de fotografia, áudio e outras atividades culturais abrangerão os mais de 10 povos que participam do evento, entre eles os Kayapó, Xikrin, Juruna, Waiwai, Tembé, Parakanã e Gavião Kykatejê.presidenteeprefeita

A participação das lideranças Sônia Guajajara e Cacique Raoni já está confirmada para o evento que, este ano, terá como tema o empoderamento da mulher indígena. Representantes governamentais também comparecem anualmente, o que permite que as comunidades possam expor suas principais demandas.

No ano passado, participaram cerca de 5000 indígenas. Mais de 1500 documentos foram emitidos, 350 eletrocardiogramas realizados, houve atendimento ginecológico, visual e cardiológico. Ao final, o evento é encerrado com uma passeata cujo tema sempre é escolhido pelos povos participantes.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4766-semana-dos-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.