VOLTAR

Semana dos Povos Indígenas em Rondônia combate a discriminação

Fundação Nacional do Índio - http://www.funai.gov.br
31 de Mar de 2015

A Semana dos Povos Indígenas, comemorada no período de 19 a 25 de abril, em Ji-Paraná (RO) vai contribuir para atender a Lei 11.6445/08, que estabelece as escolas públicas e privadas a inserirem em seus currículos escolares a temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Este ano os Ikólóéhj- Gavião de Rondônia produziram um caderno e um cartaz com o tema "Cultura Viva do Povo Ikólóéhj" para distribuir nas escolas, retratando seus saberes no cotidiano, festas e ritos.

O Povo Gavião se autodenomina Ikólóéhj, são aproximadamente 700 pessoas que atualmente vivem na Terra Indígena Igarapé Lourdes junto com o povo Arara. Tradicionalmente habitava a região entre o Rio Branco, no Mato Grosso, e a Serra da Providência, divisa entre Mato Grosso e Rondônia, mas na década de 1940 hostilizados pela frente colonizadora foram se deslocando para Rondônia.

É nas escolas da região de Ji-Parana que cartilhas e cartazes serão distribuídos aos estudantes para conhecerem mais quem são os seus vizinhos da Terra Indígena Igarapé Lourdes. O caderno é composto de três partes, a primeira destina-se ao público infantil, a segunda ao juvenil, a terceira para os professores, traz orientações de como trabalhar didaticamente com o cartaz e o caderno onde saberão o significado das pinturas corporais, cestaria e cerâmica, qual a sua alimentação, as relações comunitárias, com a natureza, formas tradicionais e atuais de subsistência e as diversas situações da vida do povo Gavião.

A Lei 11.645/2008, visa combater o preconceito e discriminação de caráter étnico e racial a partir da escola, com destaque para a questão indígena. O povo Ikólóéjh-Gavião com a colaboração do COMIN - Conselho de Missão entre Povos Indígenas produziu esse material para comemorar a Semana dos Povos Indígenas ao mesmo tempo convocar a reflexão e motivação dos não indígenas a conhecer um pouco mais a riqueza da diversidade étnica e cultural brasileira.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3211-semana-dos-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.