VOLTAR

Semana do Meio Ambiente leva Educação Ambiental às Praias

SEMADES - http://semades.to.gov.br
Autor: Cleide Veloso
04 de Jun de 2012

Neste domingo, 3, equipes técnicas dos Governos Estadual e Municipal, representantes de ONGs e associações, realizaram uma visita às praias da Capital. A mobilização foi uma das atividades previstas na programação da Semana do Meio Ambiente, que teve o objetivo de sensibilizar os visitantes e frequentadores das praias, quanto à importância da contribuição e do envolvimento popular na manutenção e limpeza desses locais, além dos reflexos na saúde da comunidade.

A comemoração da Semana do Meio Ambiente é uma iniciativa do Governo do Tocantins, através da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, numa ação conjunta com a ATS - Agência Tocantinense de Saneamento, Prefeitura Municipal de Palmas e a ATM - Associação Tocantinense de Município. No decorrer da semana, serão promovidas atividades educacionais para benefício do meio ambiente com o envolvimento popular, de 1" a 12 junho através da 18ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins e 7ª Semana do Meio Ambiente de Palmas, comemorando também o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante as visitas, a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Diretoria Geral de Meio Ambiente e Florestas da Semades, Hélia Pacheco, realizou a abertura dos trabalhos, explicando aos visitantes o motivo da mobilização nas praias e a importância do envolvimento popular nas ações que contribuem com a preservação ambiental. Reforçando os objetivos, representantes da EcoTerra, Natura Ativa e da Ascampa - Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas, falaram ainda da necessidade do comprometimento popular com a continuidade desse cuidado com a natureza e da importância e do respeito merecido ao profissional catador.

A dona de casa, Helem Crisley, freqüentadora da Praia dos Buritis, declarou que considera importante para as crianças, jovens e adultos, ações de incentivo à educação ambiental. "É importante ações como essa para incentivar todos os visitantes. Eu costumo vim com minha família a esta praia e acho que os órgãos deveriam repetir mais vezes", afirmou moradora do setor Taquari.

Já a visitante da Praia dos Buritis, moradora do setor Santa Bárbara, Luciana Brito, o banhista Antônio Moraes, morador do Aureny II, a dona de casa Devani Moraes, do Jardim Santa Helena e sua colega Núbia Barbosa, residente do setor Lago Sul, acreditam que o incentivo levado pelas instituições às praias será importante para a comunidade e manutenção desse espaço de lazer. A informação multiplicada, boca a boca, pode ajudar na mudança de comportamento e colaborar até com o turismo em nossas praias. Ambos comentaram ainda, que além das campanhas gostariam que tivessem placas orientadoras, com regras, por exemplo, para o acesso de animais domésticos à areia e na água, entre outros.

Na praia do Cajú, a ambulante Josiane Souza, moradora do Aureny I, o turista Pedro Sales e a visitante Edileuza Morais falaram do benefício ambiental e lembraram que a coleta seletiva dos materiais com a destinação correta, contribui com a saúde dos visitantes e melhora a imagem de de movimentados espaços de lazer da Capital, que são as praias.

Na tarde desta segunda-feira, 4, a solenidade de abertura oficial das comemorações acontecerá no auditório da ATM - Associação Tocantinense de Municípios, a partir das 14h. Durante a programação haverá apresentações culturais e dos resultados alcançados no Fórum Tocantins 23 Rumo a Rio +20, além do lançamento da Campanha Cidade mais Limpa e do PACQTO 2012 - Programa de Ações de Controle das Queimadas do Tocantins, entre outros.

A Semana do Meio Ambiente conta com o apoio da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano , Seduc - Secretaria de Educação, Secom - Secretaria de Comunicação, Secult - Secretaria da Cultura, Sesau - Secretaria da Saúde, MPE - Ministério Público Estadual, Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Saneatins - Companhia de Saneamento do Tocantins, Celtins - Companhia de Energia Elétrica do Tocantins, UFT - Universidade Federal do Tocantins, IDAHRA - Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica, Eco Terra e Natura Ativa.

Os interessados poderão prestigiar festival de filmes, intervenções artísticas, fórum e palestras, além de participar do mutirão de limpeza das praias da Capital. A programação completa está disponível no item downloads no site: www.semades.to.gov.br.

http://semades.to.gov.br/noticia/semana-do-meio-ambiente-leva-educacao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.