VOLTAR

Sema realiza fiscalização preventiva em Chapada neste domingo

Assessoria/Sema-MT
Autor: ANDRÉIA FONTES
29 de Jun de 2007

A secretaria de Estado do Meio Ambiente realiza neste domingo (01) uma fiscalização preventiva na Área de Preservação Ambiental (APA) do município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá). A APA possui 235 mil hectares e a fiscalização será realizada com um sobrevôo na área, com o helicóptero locado pelo governo com o objetivo de atender órgãos e entidades do poder executivo estadual, especificamente as Secretarias de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Sema.

O superintendente de Defesa Civil, major Abadio Cunha, responsável pela ação, enfatiza que no caso de identificação de focos de calor e queimadas ilegais será possível realizar a autuação no mesmo dia. O sobrevôo será feito no período da tarde.
Também neste domingo a Sema finaliza a capacitação de um grupo de 80 voluntários, com a realização, pela Defesa Civil, do terceiro módulo, com três oficinas: busca e resgate em locais de difícil acesso, princípio de incêndios e primeiros socorros. Serão realizadas aulas práticas e exercícios simulados, buscando levar uma maior realidade para o aluno.
Capacitados, os voluntários, entre os quais estão médicos, enfermeiros, aposentados, donas de casa e jipeiros, estarão prontos para atuarem em casos de emergência, onde a Defesa Civil necessite de apoio para desenvolver as ações de combate aos crimes ambientais, explica a gerente de Articulação e Capacitação da superintendência de Defesa Civil, da secretaria de Estado do Meio Ambiente, Marilza Sônia da Silva.
O superintendente de Defesa Civil lembra que mais do que atuar em casos de emergência, estes profissionais desenvolvem o trabalho de conscientização, realizando palestras educativas em escolas e demais instituições.
O terceiro módulo será realizado no campo de Instrução do Exército, na estrada de Chapada dos Guimarães, próximo a entrada do Manso, das 7h às 20h. Nas duas primeiras etapas do curso, os voluntários foram capacitados para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e na parte operacional, que abrangeu conhecimentos básicos sobre desastres e doutrina de Defesa Civil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.