VOLTAR

Sema faz avaliação e inicia planejamento para manejo de pirarucu na RDS Cujubim

Secretaria de Estado do Meio Ambiente AM - http://meioambiente.am.gov.br
Autor: Secretaria de Estado do Meio Ambiente AM
27 de fev de 2019

Sema faz avaliação e inicia planejamento para manejo de pirarucu na RDS Cujubim
27/02/2019 17:05

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou o planejamento para o manejo de pirarucu (Arapaima gigas) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Cujubim, localizada no município de Jutaí (a 751 quilômetros de Manaus). Em conjunto com os manejadores da reserva, técnicos da Sema prepararam a prestação de informações sobre o manejo de 2018 para subsidiar o pedido de autorização da cota de pirarucu manejado para o ano de 2019.

A reunião de avaliação do manejo foi realizada entre os dias 18 a 21 na RDS Cujubim. De acordo com a engenheira florestal do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), da Sema, Karen de Santis, o manejo de pirarucu na RDS é executado por moradores de duas comunidades e de uma localidade, em 66 lagos e igarapés da reserva. "Durante o ano, diversas atividades foram realizadas com o objetivo de tornar o manejo mais eficiente e organizado. Dentre elas, podemos citar a oficina de planejamento para contagem, pesca e beneficiamento do pirarucu, além da oficina de avaliação do manejo 2018", explicou.

Durante a avaliação anual das atividades, novas estratégias são acordadas para a melhoria do manejo, reafirmando o compromisso do trabalho conjunto de técnicos e manejadores para a conservação dos recursos pesqueiros nos sistemas aquáticos utilizados e melhoria da qualidade de vida dos moradores, metas estabelecidas no Plano de Gestão em acordo com os objetivos da unidade de conservação.

O processo de manejo de pirarucu na unidade de conservação é realizado pela Associação dos Extrativistas da RDS Cujubim (AERDSC) e conta com supervisão técnica da Sema, Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e apoio da Prefeitura Municipal de Jutaí.

http://meioambiente.am.gov.br/sema-faz-avaliacao-e-inicia-planejamento-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.