VOLTAR

Sema empossa Conselho Deliberativo da Resex Guariba Roosevelt

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
Autor: MARIA BARBANT
05 de Nov de 2009

Na próxima sexta-feira (06.11), às 20 horas, na Câmara Municipal de Colniza (1.065 quilômetros da capital, na região Noroeste do estado), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) dará posse ao Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt. A ação, desenvolvida e executada pela Coordenadoria de Unidades de Conservação, vinculada a Superintendência de Biodiversidade, demonstra um passo importante na consolidação dessa Unidade de Conservação.

A Reserva Extrativista Guariba Roosevelt abriga cerca de 50 famílias, às margens dos Rios Guariba e Roosevelt, que vivem diretamente do extrativismo da castanha do Brasil, do óleo de copaíba e da extração da borracha, do mesmo modo que seus antepassados faziam desde o início do século passado.

Segundo a Superintendente de Biodiversidade da Sema, Eliani Fachim diversas atividades foram desenvolvidas este ano pela Sema, no âmbito do Projeto de Promoção da Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas de Fronteira do Noroeste de Mato Grosso. "Essas ações foram implementadas em parceria com o Projeto União dos Povos da Floresta para Proteção dos Rios Juruena e Aripuanã, prefeituras municipais, associações e empresas como a Michelin".

Entre as atividades desenvolvidas estão a elaboração do Plano de Conservação de Áreas - PCA, um documento técnico de planejamento que prioriza os alvos de conservação da UC; o apoio no fortalecimento das bases comunitárias, com a eleição de nova diretoria da Associação dos Seringueiros do Guariba e Roosevelt; a reintrodução do extrativismo do látex de seringa, com apoio da Indústria Michelin; a aquisição de secador rotativo para a castanha do Brasil; a sinalização do entorno e nas colocações, com fixação de placas; a realização de cursos de capacitação e o fortalecimento de parcerias, são algumas delas.

Na gestão das Unidades de Conservação é previsto, por lei, o estabelecimento de Conselhos Gestores, que dependendo da categoria da UC, pode ser normativo e deliberativo, explicou Eliani Fachim.

A única Unidade de Conservação de Mato Grosso que por enquanto terá um Conselho Deliberativo é a Reserva Extrativista Guariba Roosevelt isso porque a unidade se insere na categoria de Uso Sustentável. Isso significa que esse conselho possui poder de decisão sobre as questões que envolvem a gestão da UC. Diferentemente do Conselho Consultivo, o Conselho Deliberativo não apenas propõe, mas decide sobre as ações de gestão da UC, buscando a resolução de seus problemas.

RESEX GUARIBA ROOSEVELT - A Reserva Extrativista Guariba Roosevelt é uma Unidade de Conservação, criada pelo Decreto 9.521 de 1996 e Lei Estadual 7.164, ampliada pela Lei 8.680/2007. A UC está localizada nos municípios de Aripuanã e Colniza.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.