VOLTAR

Sema e Ibama fazem reunião em Brasília e Belém

SEMA/PA - www.sema.pa.gov.br
20 de Mai de 2010

Durante reunião realizada em Brasília nesta quarta-feira, 19, o Secretário de Meio Ambiente do Pará, Aníbal Picanço expôs ao Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Abelardo Bayma, ao Diretor de Fiscalização do Ibama, Evaristo Rezende, e ao Superintendente do Ibama no Pará, Paulo Diniz, as preocupações do Estado ante às denúncias de excessos nas fiscalizações realizadas pelo órgão federal.

O titular da Sema esclareceu que em hipótese alguma, a Secretaria está reivindicando menos rigor na fiscalização do Ibama, entretanto pediu que haja critérios e métodos durante esse trabalho, para que equívocos não sejam cometidos.

"Afirmamos na reunião que nosso propósito é continuar desenvolvendo ações em parceria com o Ibama, mas não podemos aceitar ameaça de usurpação de prerrogativas, visto que licenciamentos expedidos pela Sema tem sido desconsiderados diante do órgão federal", conta o Secretário.

Ele reforçou ainda, o comprometimento da Sema no combate ao desmatamento irregular da floresta amazônica, e falou das ferramentas que tem sido utilizadas para alcançar esse objetivo. "Falamos da aquisição de imagens de satélites de altíssima resolução, que inclusive foi disponibilizada ao Ibama. Também citamos o desenvolvimento de mecanismos de rastreamento obrigatório e via satélite de veículos que manipulem e transportem madeira e carvão no território paraense", relata Picanço.

Ao término da reunião, o presidente do Ibama se comprometeu a vir a Belém no próximo mês, para discutir com o Secretário Aníbal Picanço e equipe da Sema, os trabalhos a serem feitos em parceria. O encontro terá a participação do setor produtivo, de instituições estaduais e federais afins e a comunidade para definir mecanismos que beneficiem a preservação e conservação da floresta estadual.

http://www.sema.pa.gov.br/interna.php?idconteudocoluna=5557

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.