VOLTAR

Sema cria projeto de guarda-parques mirins

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br
Autor: Maria Cláudia Vasconcellos
27 de Ago de 2009

Com o objetivo de despertar a consciência ambiental nas crianças, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por intermédio da Unidade de Conservação Delta do Jacuí, está desenvolvendo o Projeto Guarda-Parques Mirins. Dez alunos de 4ª e 5ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hiroshima, da Ilha da Pintada, foram nomeados e já receberam as carteirinhas para atuarem no projeto-piloto. Segundo a gestora do Parque Estadual e APA Delta do Jacuí, Vânia Mara Ângelo da Costa, a etapa preparatória encerrou-se no mês de julho e, a partir de setembro, será desenvolvida a parte prática do projeto.

No dia 21de setembro, Dia da Árvore, serão entregues as camisetas e as carteirinhas para os alunos que participam do projeto-piloto e que auxiliarão os guarda-parques da Sema nos trabalhos de conscientização ambiental da comunidade do Delta do Jacuí. Estão previstas a realização de palestras e de cursos no programa, que será estendido para as demais escolas do entorno da região. "A criação do projeto tem o objetivo de educar ambientalmente aqueles que são o veículo de transformação dentro de uma sociedade", afirma Vânia.

De acordo com a gestora, muitas das crianças que participam do projeto deixaram, por exemplo, de matar passarinhos, pois se conscientizaram que não existem motivos para matar os animais. Além disso, informa Vânia, estes alunos se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos tanto para seus colegas como para a comunidade em geral.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.