VOLTAR

Sema capacita técnicos sobre amostragem de água e efluentes

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
Autor: LARISSA MALHEIROS
22 de Abr de 2009

Começou nesta quarta-feira (22.04), às 8 horas, no auditório do Parque Massairo Okamura, o 2o Curso de Coleta de Amostras de Água e Efluentes. O curso acontece até amanhã (23.04) e está sendo oferecido pela Gerência de Laboratório e Ensaios vinculados a Coordenadoria de Monitoramento de Qualidade Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

O curso objetiva capacitar o corpo técnico da Sema para conhecimento dos processos de amostragem (coleta) de amostras de água e efluentes domésticos e industriais, incluindo os processos de planejamento, procedimentos amostrais, preservação e transporte de amostras, para atendimento a acidentes ambientais, necessidades de vistorias e/ou perícias ambientais, visando garantir a preservação e conservação dos recursos hídricos do estado de Mato Grosso.

As palestras serão ministradas pelos profissionais da Sema, Sérgio Batista de Figueiredo que é químico, especialista em perícia, auditor e gestor ambiental além de gerente do Laboratório e Ensaios da Sema, e pelo químico e mestrando em recursos hídricos também analista do Laboratório de Monitoramento Ambiental da Sema, Osmar da Cruz.

A superintendente de Monitoramento de Indicadores Ambientais, Elaine Corsini, a coordenadora de Monitoramento de Qualidade Ambiental (CMQA), Adélia Alves de Araújo e o coordenador de Ordenamento Hídrico, Leandro Maraschin devem participar da abertura do evento.

O gerente de Laboratório e Ensaios, Sérgio Batista de Figueiredo, explicou que o primeiro Curso de Coleta de Amostras de Água e Efluentes aconteceu em março do ano passado, e foi restrito ao pessoal da Sema de Cuiabá e Várzea Grande. "Como os problemas ambientais acontecem em todo estado foi oferecido para todas as regionais da Sema e alguns parceiros como o Ibama, Politec e o Ministério Público".

No primeiro dia do curso os participantes vão assistir palestras com toda a teoria sobre o tema e no dia seguinte participarão das dinâmicas e receberam certificados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente( SEMA).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.