VOLTAR

Sem investimentos, parque poderá se transformar em um "enclave", afirma governadora

Jornal do Amapá-Macapá-AP
21 de Jul de 2002

A governadora do Amapá, Dalva Figueiredo (PT), disse em entrevista coletiva que é favorável a criação do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, projeto do governo federal, mas desde que seja discutido o modelo de gestão, recursos para a implantação do parque e medidas compensatórias, para que a região não se transforme numa espécie de Estado paralelo. "Sem condições de investimento, o parque se tornará um enclave. Nós queremos a gestão compartilhada e a garantia de recursos. Acima de tudo o projeto tem que ser discutido pelas comunidades", advertiu.
Três audiências públicas já definiram a criação de um grupo de trabalho com a participação do governo estadual, organizações não-governamentais, do Coselho Estadual do Meio Ambiente e dos municípios.
Para Dalva Figueiredo "o Parque é importante no sentido de preservar a área para as gerações futuras e a pesquisa da utilização correta da nossa biodoversidade, mas é importante também, termos clareza de que precisamos de recursos garantidos pelo governo federal para infra-estrutura".
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Antônio Carlos Farias, presidente do Coema, confirmou a posição favorável do Amapá para a criação do parque: "Desejamos a criação do parque se dê de acordo com os interesses do Estado, que haja uma ampla discussão da sociedade para definir o projeto, que todos possam ser ouvidos e, sobretudo, que os municípios que vão ceder suas terras - Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio , Caçoene e Oiapoque, não tenham prejuízos", afirma.
A área proposta para a criação do Parque abrange uma vasta região que se distribui pela fronteria norte do Brasil, no Estado do Amapá, além de uma pequena porção do Estado do Pará, na margem direita do rio Jari. Com 3,8 milhões de hectares, numa região totalmente despovoada, o parque, quando oficializada a criação, passará a ser o maior do mundo em área de floresta tropical.
Após a coletiva, a governadora recebeu em audiência o senador Gilvam Borges (PMDB) para discutir a questão do parque do Tumucumaque. A govermnadora solicitou o apoio do senador para que o projeto não seja implantado antes de serem definidas medidas para compensar eventuais perdas ao Estado.
(-Jornal do Amapá-Macapá-AP-21/07/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.