VOLTAR

Sem avanços na reforma agrária, tensão aumenta

O Globo, Especial, Era Lula, p. 8
19 de Dez de 2010

Sem avanços na reforma agrária, tensão aumenta
Número de assentamentos foi menor, e conflitos no campo batem recorde desde a redemocratização

Sérgio Roxo

A ligação histórica do PT com os movimentos de briga pela terra não foi suficiente para garantir avanços significativos na reforma agrária nos oito anos de governo Lula. Além de ter frustrado as expectativas em relação ao número de assentamentos, a gestão termina com registro recorde de conflitos no campo.
- Na nossa avaliação, e na verdade é uma constatação que o próprio governo reconhece, o tema da reforma da agrária não avançou - diz José Batista de Oliveira, membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
Dirceu Fumagalli, da coordenação nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), fala em "inércia" do governo.
- Não houve empenho em relação à reforma agrária. Houve retrocesso - disse.
Segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foram assentadas no governo Lula, até 10 de dezembro, 596 mil famílias. Mas movimentos contestam os números por incluírem regularização de terras na categoria de assentamentos. Com isso, segundo especialistas do setor, a gestão petista fechará com números menores no setor do que no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que assentou 540 mil famílias.
E os novos assentamentos não reduziram confrontos. De acordo com levantamento do geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), feito para a Comissão Pastoral da Terra, o período entre 2003 e 2009 foi o que registrou a maior média anual de conflitos desde a redemocratização do país, em 1985. Houve uma média anual de 929 confrontos nos sete primeiros anos da gestão Lula.
O estudo divide o governo Fernando Henrique em dois momentos - o primeiro, de 1996 a 2000, e o segundo de 2001 a 2002, depois da edição de Medida Provisória que tirou as terras invadidas do programa de reforma agrária. A média anual de confrontos nas duas fases do governo tucano são, respectivamente, de 800 e 537.
- O fato de não ter havido uma reforma agrária, com o assentamento de todas as famílias acampadas, é um motivador da permanência do conflito no governo Lula - avalia José Baptista de Oliveira, do MST.
Porto-Gonçalves, o autor da pesquisa, acredita que a perspectiva criada no começo do governo Lula de que a reforma agrária avançaria contribuiu para que proprietários de terra endurecessem no confronto com os movimentos.
- Sempre que avança a expectativa de que o Brasil vai democratizar o acesso à terra, a resposta das oligarquias é a violência - disse.
Apesar do aumento dos confrontos, os movimentos avaliam que o governo Lula foi marcado pela aproximação com as entidades que lutam por terra, até porque houve um aumento do repasse de recursos para órgãos ligados aos sem-terra, além do loteamento de superintendências do Incra entre partidos aliados e, principalmente, grupos ligados ao MST.
- Houve um diálogo permanente com todo o governo. Apesar de o diálogo não ter significado ações por parte do Incra. Até os compromissos assumidos pelo próprio presidente não se concretizaram - afirma Oliveira, do MST.
O diálogo e o aumento do repasse de recursos não serviram para reduzir as invasões, que haviam caído nos dois últimos anos do governo Fernando Henrique. A média anual foi de 373 ocupações, contra 198 do fim da gestão tucana. Nos cinco anos anteriores do governo de Fernando Henrique (1996-2000), antes da MP que tirou terras invadidas do programa de reforma agrária, o número de ocupações era maior: 507.
- O governo Lula criou uma expectativa grande, e muitas pessoas se mobilizaram em grandes acampamentos.
Mas muitas famílias que começaram o governo acampadas seguem acampadas - afirma o líder do MST.
Em 2002, o movimento contabilizava 200 mil famílias em acampamentos no Brasil. Hoje, são 100 mil.
O Incra acredita que houve evolução da questão agrária durante o governo Lula.
- Houve um grande avanço na obtenção de terras, e principalmente a retomada de terras ilegalmente ocupadas.
Também criamos assentamentos diferenciados para cumprir a legislação ambiental. E o apoio inicial ao assentado, que era de R$ 7,4 mil, agora chega a até R$ 49 mil - disse Rolf Hackbart, presidente do órgão, que está no cargo desde o início da gestão.
- Credito muito dessa expectativa a não saber como funciona um processo de desapropriação judicial. Temos restrições orçamentárias - acrescenta.
Sobre o aumento dos conflitos, Hackbart diz que os critérios da Pastoral da Terra são diferentes dos do Incra, mas reconhece um acirramento das tensões no campo.
- Salvo melhor juízo, a terra nunca foi tão disputada. Há muitos grupos estrangeiros comprando terra no Brasil. Como é um meio de produção em disputa, a tendência é haver conflito, sim.

O Globo, 19/12/2010, Especial, Era Lula, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.