VOLTAR

Selo de inspeção abre portas para comercialização de produtos de Quilombolas

Portal Vale do Ribeira - http://www.portalvaledoribeira.com.br
14 de Ago de 2012

Selo de inspeção abre portas para comercialização de produtos de Quilombolas

Os trabalhos de incentivo à agricultura familiar realizados pela Prefeitura de Registro têm sido intensificados na Cidade. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, que vem investindo em cursos de capacitação para preparo e manipulação de alimentos, a Associação das Mulheres Quilombolas, do bairro Peropava, recebeu em julho deste ano o selo de inspeção da Vigilância Sanitária, que permitirá a comercialização dos produtos com qualidade garantida.

De acordo com a secretária Municipal, Isabel Garavello, o projeto de economia solidária é umas das prioridades do governo, que tem trabalhado para que toda documentação necessária, para que as cooperativas da Cidade possam vender seus produtos de maneira legalizada, saia o mais rápido possível. "O selo de inspeção da vigilância é um grande passo para que os produtos sejam vendidos não só em Registro, mas para outros municípios também. Parabéns a todas as mulheres que foram persistentes para conseguir essa conquista", ressaltou.

Existem critérios rigorosos para a emissão do selo de inspeção, segundo o diretor da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária, Luciano Innocêncio. "As normas são estabelecidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a exigência maior gira em torno da higiene na manipulação dos alimentos". A divisão realiza visitas periódicas para fiscalizar se a qualidade dos produtos é mantida ao longo do funcionamento dos estabelecimentos. O monitoramento continua mesmo após a emissão do selo e, caso haja a necessidade de realização de adequações, estabelecemos um prazo para que sejam feitas e continuamos fiscalizando", garantiu.

Grandes encomendas - A conquista do selo de inspeção já abriu muitas portas para a Associação Quilombola do Peropava. As prefeituras de Embu, São Bernardo do Campo, Diadema e Guarujá, por meio dos incentivos do Governo Federal para a aquisição de produtos para a alimentação escolar diretamente dos agricultores familiares, encomendaram cinco mil biscoitos por mês e 500 pães por semana, cada uma.

Para garantir a entrega da produção, devido ao aumento da demanda, o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), fornecerá mais equipamentos industriais para a cooperativa. A líder do grupo de mulheres Quilombolas, Isabel Isidoro, disse que essa ação veio em boa hora. "O Itesp fornecerá um fogão industrial, uma mesa de inox, oito fornos industriais, batedeira e liquidificador. Tudo isso porque o nosso Quilombo foi reconhecido", disse.

A assessora de projetos de produção da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Delta Sueli dos Santos, salientou que a partir do aumento da demanda, a Prefeitura de Registro fornecerá cursos de capacitação para que o grupo de mulheres quilombolas participantes do projeto aumente. "A qualificação da mão de obra é fundamental para que a produção seja feita com o mesmo padrão de qualidade", garantiu.

http://www.portalvaledoribeira.com.br/2012/08/14/selo-de-inspecao-abre-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.