VOLTAR

Seind socializa plano de atuação integrada em assembleia da Focimp

Portal Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br/
20 de Set de 2012

Aproximadamente 300 indígenas participaram da 2ª Assembleia Geral e Eletiva da Federação das Organizações Indígenas do Médio Purus (Focimp), entre os dias 12 e 14 deste mês, no município de Lábrea (a 703 quilômetros de Manaus). Questões como a situação da saúde indígena na localidade foram amplamente discutidas durante o evento, que também foi marcado pela eleição dos novos coordenadores da entidade e teve o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

Representada pelo secretário em exercício do órgão, José Mário Mura, a Seind participou dos debates e socializou, entre os participantes, as ações do Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), com destaque para as que estão previstas para o Purus, nos anos de 2012 e 2013. "Eles não conheciam o termo de cooperação técnica com a Funai, nem o comitê gestor, por isso tivemos de explicar como funciona", disse o secretário. "Ajudamos na organização, na eleição, na orientação e fizemos parte da mesa, numa ação de apoio para o fortalecimento da Focimp", justificou.

A assembleia reuniu lideranças indígenas de Pauini, Tapauá, Beruri, Canutama e Lábrea, além de representantes de outras instituições governamentais e não governamentais, como Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Prelazia de Lábrea, Operação Amazônia Nativa (Opan), Funai e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai)/Dsei-Médio Purus. "O evento oportunizou, às lideranças dos cinco municípios participantes, a exposição suas opiniões, questionamentos e sugestões acerca de assuntos como o comitê regional (Funai e povos indígenas), as dificuldades em relação ao atendimento na saúde, o processo de reestruturação da Funai e as ações a serem priorizadas pela Seind para os povos indígenas daquela região", destacou a chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, Rose Meire Barbosa.

Novos coordenadores

A Focimp foi criada em 2010, com a proposta de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida do "Purus Indígena". Formada por quatro coordenações regionais, a entidade atua nos municípios de Lábrea, Pauni, Canutama e Tapauá.

Durante a assembleia realizada na aldeia Novo Paraíso, mais precisamente na terra indígena Caititu, os indígenas com direito a voto (secreto) elegeram José Raimundo Pereira Lima (do povo Apurinã) como coordenador executivo da Focimp. Para coordenadores regionais foram eleitos Antonio Matias de Souza (Lábrea), Valdecir Muniz Inácio Jamamadi (Pauini), Marlete Muniz Brandão (Canutama) e Valdimiro Farias da Silva Apurinã (Tapauá). A assembleia decidiu também pela inclusão do município de Beruri na jurisdição da Focimp.

Comunidades participantes

Também participaram das discussões em Lábrea, indígenas das comunidades Terra Nova, Terra Santa, Vila Nova, Trevo, Sabazinho, Belo Monte, Crispim, Três Boca, São Clemente, Morada Nova, Terrinha, São José, Ilha da Onça, Boa Vista, São Domingos, Imbauba, São Francisco, Macedinho, Novo Paraíso, Estirão, Kamarapu, Aldeia Nova, Karuá, Jagunço 2, São José do Tacaquiri, Santo Antonio, São Raimundo, Ponta do Evaristo, São Sebastião, Japiim, Vista Alegre, Nova Fortaleza, Copaíba, Carapanã, Escondido, Nova Vida, Kasiriki, Sãkoã, Mipiri, Yopiã, Santa Rita, Araçá, Água Branca, São Pedro, Capurana, Vila da Paz, Saubinha, Kacuri, Nova Vista, Kasiri, São Benedito, São Lazaro, Santa Luzia, Cidadezinha, Shekuriha, Tucumã, Arapaçu, Santa Luzia, Guarani, Burutirana, Vera Cruz, São José do Catipari, Idecorá, Nova Esperança 2, Nova Bandeira, Arapaçuzinho, Ilha Verde, Jacamim, Pedreira do Amazonas, Curriã, Boa Esperança, Lago do Recurso, Cachoeira, São Jerônimo, Igarapé Branco, Ressaca da Onça, Bela Vista, e Samauma, pertencentes aos municípios de Pauini, Lábrea, Tapauá, Canutama e Beruri.

http://portaldaseind.blogspot.com.br/2012/09/seind-socializa-plano-de-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.