VOLTAR

Seind participa de Assembleia Extraordinária da Coiab realizada durante três dias em Manaus

Portal Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br/
28 de Mar de 2012

Lideranças indígenas de nove estados da Amazônia Brasileira deram início, nesta quarta-feira (28), à Assembleia Extraordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). O evento prossegue durante três dias, no Centro Educacional de Formação dos Professores do Amazonas (Cepam), localizado nas instalações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Manaus, com a abordagem de temas importantes como a sustentabilidade econômica e a reestruturação do Conselho Deliberativo e Fiscal (Condef) da entidade.

Na abertura do encontro, após a apresentação da artista Djuena Tikuna, que interpretou o Hino Nacional na língua nativa, o secretário em exercício da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), José Mário Mura, falou da importância da assembleia para o próprio movimento indígena. Ele aproveitou a presença das lideranças e de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), para fazer referência às lutas que a Coiab tem travado em nível nacional para defender os direitos dos povos indígenas, como é o caso da construção da Usina de Belo Monte, no Pará. "Já era tempo de estarmos juntos, trabalhando em prol de grandes conquistas pelo movimento, e Belo Monte é uma luta que a Coiab tem enfrentado com muita dificuldade", observou.

Os indígenas são contrários às obras na hidrelétrica, localizada na Bacia do Rio Xingu e que já estão entre as maiores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, porque, entre outros problemas, consideram que os impactos ambientais não estão suficientemente dimensionados.

Encontro é presidido pelo coordenador da Coiab, Marcos Apurinã
Sobre a participação da Seind no encontro, José Mário justificou que é de suma importância, principalmente, porque, segundo ele, segue as diretrizes do órgão no que se refere ao apoio do Governo do Amazonas para o fortalecimento das organizações indígenas. O secretário também fez referência ao Termo de Cooperação Técnica com a Funai, que originou na criação do Comitê Gestor Indígena, além lembrar da importância dos próprios indígenas na luta pela conservação da Amazônia.

A Seind vai continuar participando dos debates até esta sexta-feira (30), quando os trabalhos da assembleia estarão encerrados. A secretaria disponibilizou os servidores Jurandir Tenharín e Cláudio Pequeno Apurinã para acompanhar as discussões e dar suporte técnico ao encontro.

Entre as outras personalidades a participar da assembleia estão o assessor da presidência da Funai, Francisco Pyanko; o coordenador da Coiab, Marcos Apurinã; a vice-coordenadora da entidade, Sônia Guajajara; o representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Chico Apurinã; e o presidente do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Mário Nicácio.

http://portaldaseind.blogspot.com.br/2012/03/seind-participa-de-assembl…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.