VOLTAR

Seind e Funai assinam termo de cooperação técnica para projetos de etnodesenvolvimento

A Crítica(AM) - http://acritica.uol.com.br/
05 de Abr de 2011

Convênio vai beneficar comunidades indígenas do Amazonas. A Seind, contudo, não divulgou quando o projeto vai começar nem quais as áreas que serão atendidas.

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) realiza na próxima sexta-feira (dia 8) a cerimônia de instalação do Comitê Gestor que irá gerir as diretrizes do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre o órgão e a Fundação Nacional do Índio (Funai) em novembro de 2009.

O evento começa às 16h, no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), Centro de Manaus.

O Termo de Cooperação Técnica foi celebrado por ocasião da abertura do Fórum Amazonas Indígena (Forind), com o objetivo de implantar e implementar ações de etnodesenvolvimento.

As ações serão nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, manejo de recursos naturais, pesquisa, esporte, cultura, infra-estrutura, fomento e turismo regional, mediante a consulta prévia

A assessoria de imprensa foi procurada pela reportagem do acrítica.com para obter mais detalhes sobre o Termo de Cooperação Técnica, mas ainda não respondeu.

Na nota enviada, a assessoria não responde quando o termo começa a ser implementado nem quais as comunidades indígenas que serão beneficiadas pelo projeto. Também não responde a respeito dos valores aplicados no convênio.

Agendas

O Comitê Gestor foi criado durante a Oficina de Articulação para Atuação Integrada da Funai e Governo do Amazonas, realizada em Manaus, nos dias 7 e 8 de abril de 2010.

A oficina teve o objetivo de promover as condições para um planejamento de ações e atividades integradas entre a Funai e setores do Governo do Estado do Amazonas.

No campo do Programa de Proteção e Promoção, as ações do Termo deverão ser desenvolvidas no fomento e valorização dos processos educativos dos povos indígenas.

Entre as obrigações comuns às partes envolvidas no Termo está apresentação de agenda estratégica, programas e projetos com vistas a identificar agendas conjuntas e possibilidades de cooperação com o Estado do Amazonas.

Ambas devem também disponibilizar de equipamentos, infra-estrutura, recursos humanos e serviços necessários à realização das ações propostas conforme especificados nos planos de trabalho a serem aprovados.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Seind-Funa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.