VOLTAR

Seduc encerra capacitação de professores indígenas de 14 aldeias do Pará

Pará - Governo Popular - http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=52471
Autor: Izabel Cunha - Seduc
16 de Out de 2009

Da Redação
Secretaria de Comunicação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Escolar Indígena (Ceind), realizou nesta sexta-feira (16,) no Parque dos Igarapés, a cerimônia de entrega de certificados de formação a 44 professores índios que concluíram o ensino fundamental e o encerramento da primeira etapa do curso de formação.

Desde outubro deste ano, índios de 14 aldeias participam de qualificação nas disciplinas de história, geografia, legislação, biologia, matemática, filosofia, sociologia, língua portuguesa, arte cultural e linguística, totalizando 200 horas aula. A formação visa qualificar professores indígenas para ocupar os espaços docentes nas aldeias onde ainda existem professores não índios.

Para o indígena Bekwaj Kaiapó, o retorno para as aldeias vai ser marcante, pois será a oportunidade de mostrar aos "parentes", tudo que foi possível aprender no período em que ficaram fora da aldeia, superando a ausência das famílias. O mesmo pensamento é compartilhado por Ngory Kaiapó, quando externa que a vontade de aprender a língua dos brancos foi o que motivou a participar do curso que vai garantir o repasse de conhecimentos adquiridos na formação em Belém.

Nádia Pires, professora do curso na disciplina de linguística elogiou o interesse e desempenho dos alunos. Para ela, a melhor forma de defesa para lidar com qualquer cultura é o conhecimento que permite uma formação mais forte para alcançar os objetivos.

O interesse da Seduc em qualificar os guerreiros da tribo para ocupar o seu lugar na educação dos alunos nas aldeias, foi destacado pelo líder da nação, Aikjabor Kaiapó, ao reveloar que a busca pela cidadania já vem de muito tempo, pela luta pessoal junto ao governo federal e estadual, que têm colaborado para retirar as tribos do isolamento, dando assistência ainda nas áreas da saúde e meio ambiente.

A formação dos indígenas tem um papel significante, destacou Edilene Costa, professora do curso e integrante da Ceind. Ela ressaltou que, para os índios, conhecer a língua portuguesa, não significa esquecer a língua kaiapó, mas sim, ter mais conhecimento sobre os seus direitos.

A luta pela conquista da cidadania teve início há nove anos, sendo impulsionada agora pelo governo popular e a força da cultura dos guerreiros que formam a nação kaiapó, disse a coordenadora de Educação Indígena da Seduc, Puyr Tembé. A meta da coordenação indígena é formar até 2011 quatro turmas de professores para atuar nas aldeias, mantendo a cultura de cada uma.

A secretária de Educação, Maria do Socorro Coelho, foi representada pela secretária adjunta de ensino, Ney Cristina, que parabenizou as parcerias que vêm sendo estabelecidas com a Secretaria para garantir o direito à educação escolar indígena de qualidade no Estado. Uma celebração em forma de dança uniu índios e participantes do evento, marcando o encerramento da programação.

Prestigiaram a cerimônia o diretor da escola Helena Guilhon, professor Édson Mota representante do Centro de Estudos Supletivos, Cláudia Maués; a representante da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Joelma Parente; a assessora indígena da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Ãngela Caxiwana; o administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai), Juscelino Bessa e a assessora política da Seduc, Cecília Fernandes.

Izabel Cunha - Seduc

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.