VOLTAR

Sede da Fundai é ocupada em protesto por estudantes indígenas

O Progresso- http://www.progresso.com.br
Autor: Elvio Lopes
11 de Nov de 2016

A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) foi ocupada no início da noite de quinta-feira por 22 estudantes de universidades públicas da Capital e ganhou reforço de lideranças indígenas na manhã de ontem, em protesto pela demissão do coordenador regional do órgão, Evair Borges e pela nomeação do coronel reformado do Exército, Renato Vida Sant´Anna, publicada no Diário Oficial da União do dia 10 passado. Por volta de 9h30 de ontem, os funcionários de carreira do órgão estavam do lado de fora do prédio, enquanto os estudantes continuavam no seu interior e não deixaram ninguém entrar. Por volta de 10h, o coordenador-adjunto da Funai, José Resina, depois de obter autorização da presidência do órgão em Brasília, dispensou os servidores. Um dos funcionários disse que estavam aguardando a decisão, uma vez que tinham que assinar o ponto.

Os estudantes e um grupo de lideranças indígenas que chegou ontem à Capital, afirmaram que a ocupação é pacífica e que poderia ser encerrada com a revogação do decreto de exoneração de Evair Borges, servidor de carreira do órgão e no cargo de coordenador regional desde abril passado. Segundo o cacique Marcos Terena, da Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, a nomeação de um coordenador sem consulta às lideranças também ocasionou o protesto dos indígenas, que desde 1980 são consultados sobre o titular da Coordenadoria Regional da Funai no Estado.

O cacique Lindomar Terena, da Aldeia Mãe Terra, também de Miranda, afirmou que a exoneração de Borges não foi comunicada à comunidade e por isso o apoio aos estudantes indígenas pela ocupação do prédio. Roberto Terena, liderança de Aquidauana, explicou que outros 44 líderes indígenas de várias regiões do Estado e mais 90 indígenas eram esperados na tarde de ontem para continuar a ocupação, que deve ser reforçada por outros dois caciques, que estavam em Brasília em visita ao Ministério da Justiça para tratar de reivindicações dos índios de Mato Grosso do Sul.

Assembleia

As lideranças que estão ocupando o prédio da Funai também estão convocando os indígenas da etnia Terena para a 9ª Assembleia Geral do Povo Terena, que será realizada em Aquidauana, de 15 a 18 de novembro, para discutir as questões de demarcação de terra, situação da saúde e políticas públicas para as comunidades. Marcos Terena explicou cerca de 700 indígenas devem participar da assembleia, que terá, ainda, representantes do Ministério Público Federal (MPF), Funai, Ministério da justiça e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

http://www.progresso.com.br/cidades/sede-da-fundai-e-ocupada-em-protest…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.