VOLTAR

Sedam apreende mais de mil e quinhentos metros cúbicos de madeiras

SEDAM/RO - www.sedam.ro.gov.br
27 de Jul de 2009

Operação Jacinópolis - A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam, por meio das Coordenadorias de Unidade de Conservação e Proteção Ambiental, apreendeu uma grande quantidade de madeiras em toras, o equivalente a 60 caminhões tipo Julieta. As madeiras foram localizadas no entorno do Parque Estadual Guajará Mirim entre os municípios de Nova Mamoré e Buritis, na região de Jacinópolis.

A ação conjunta entre Sedam, Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio Ambiente, Batalhão de Polícia Ambiental e Comando de Operação Especial - COE, resultou na apreensão de aproximadamente mil quinhentos e quinze metros cúbicos de várias espécies de madeiras.

Segundo os técnicos da Sedam, a operação estava prevista no cronograma de ações do plano de proteção da unidade de conservação. Afirmam que o Estado, conta com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA para realizar as ações no Parque Estadual.

De acordo com o Secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, desde o início do mês de julho, determinou uma equipe de fiscais para fazer o monitoramento e fiscalização das áreas do entorno do parque. Ao chegar no local, os fiscais se depararam com uma grande quantidade de madeiras em toras de várias essências, dentre elas, Angelim, Cambara, Caxita, Cedromara, Cumaru, Embireira, Frejó, Garapeira, Maracatiara, Jatobá, Jequitibá, Roxinho, Sucupira e Tauari. Essas madeiras, segundo o secretário, ficarão sob responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens - DER, o qual será o fiel depositário das madeiras.

Atividades de monitoramento e fiscalização continuam sendo realizadas em outras regiões do Estado de Rondônia. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, destruir, danificar floresta nativa ou suprimir vegetação sem autorização dos órgãos competentes é crime e os infratores estão sujeitos a detenção de três meses a um ano, além de multa.

As madeiras apreendias, estão sendo encaminhadas para o município de Ariquemes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.