VOLTAR

Secretário de Comunicação diz que PT vai continuar apoiando Florany

Brasil Norte-Boa Vista-RR
18 de Jan de 2004

O secretário de Comunicação do PT regional, jornalista Pablo Sérgio, afirmou que a prefeita de Uiramutã, Florany Mota vai continuar tendo total e irrestrito apoio do PT, partido ao qual é filiada.
Ele declarou que em momento algum acreditou na denúncia que a prefeita tenha tido qualquer participação no seqüestro de religiosos.
Pablo Sergio afirma confiar no que tem declarado Florany que garantiu nunca ter se colocado como articuladora do movimento contra a homologação contínua de Raposa/Serra do Sol e tampouco cedeu transporte da Prefeitura para os índios que fizeram reféns os padres e missionário em Surumu.

"A prefeita de Uiramutã é equilibrada, preparada, vem atuando com bom senso. Fui muita precipitação da Pastoral Indígena fazer as acusações contra Florany Mota. Por conta dessa atitude irresponsável, ela está sendo difamada nacional e internacionalmente, sendo colocada como colaboradora de um crime hediondo", completa.

Ainda de acordo com Pablo Sérgio, Florany Mota tem dado provas que não fomenta a violência entre índios e nem poderia fazê-lo ou ser contra os direitos dos indígenas porque é descendente direta deles.
"A direção do PT lamenta a postura da Pastoral do Índio, mas vai buscar o diálogo porque quer evitar que informações desencontradas e deturpadas sejam veiculadas na mídia, acirrando ainda mais os ânimos nesse momento de conflito em Roraima", comenta.

Violência
Segundo Pablo Sérgio, o PT é contra qualquer violência e é favorável à manifestação púbica mas de forma pacífica, ordeira e repudia qualquer ato radical, por isso, o partido está solidário aos missionários. Quer e vai cobrar para que os fatos sejam apurados e os culpados punidos.

Denúncias
O secretário de Comunicação disse ainda que o PT recebeu a carta na qual a Pastoral do Índio com as denúncias e está tomando as providências para investigar o que realmente ocorreu, mas deixou claro que cabe à Polícia Federal a responsabilidade de investigar e aponta os culpados e não à Pastoral do Índio, nem tampouco ao PT.
"Quem deve investigar a apontar quem realmente se envolveu ou não no seqüestro dos religiosos é a Polícia Federal e por isso, enquanto não for concluído esse trabalho, o PT não vai tomar qualquer providência, porque não vai se deixar levar por acusações infundadas e precipitadas por parte de quem quer que seja", avisa Pablo Sérgio.

Genoino
Quanto às declarações do presidente nacional do PT, José Genoíno, ao afirmar que se for comprovada a participação da prefeita ela será expulsa do partido, Pablo Sérgio explicou que é consenso entre o PT que qualquer filiado que fira os princípios seja desligado naturalmente. "As declarações dele (José Genoino), não podiam ser diferentes nesse caso", conclui.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.