Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br
07 de Ago de 2012
O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, participou, hoje (7/08), da segunda reunião do Grupo de Trabalho da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena. A reunião aconteceu no Ministério da Saúde, em Brasília, e contou com a presença dos conselheiros nacionais Clóvis Boufleur, Edmundo Omore e Jorge Marubo, da assessora especial para o Controle Social da SESAI, Bianca Moura, além dos técnicos do Controle Social da SESAI e dos indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá Tocantins, Beka Xikrim e Bkroti Xikrim.
O GT tratou da proposta do regimento interno, do regulamento e da portaria ministerial de convocação da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, prevista para acontecer em 2013. As propostas serão apresentadas pelo GT durante a reunião conjunta da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) com os 34 presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisis), o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), agendada para os dias 21 e 22 de agosto.
O secretário Antônio Alves ressaltou a importância da participação efetiva de indígenas e não indígenas na 5ª Conferência. "Da mesma forma que estimulamos a participação de indígenas, devemos incentivar a participação dos trabalhadores da saúde que não são indígenas nessa Conferência, pois assim a causa indígena será fortalecida", afirmou.
Com relação às propostas elaboradas durante as etapas locais e distritais, o conselheiro Clóvis Boufleur falou sobre a importância de elas não serem alteradas durante a etapa nacional. "Elas poderão ser excluídas, mas jamais modificadas, pois o que foi deliberado pela base deverá ser mantido", explicou.
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.