VOLTAR

Secretário da SESAI destaca importância da assistência farmacêutica na Saúde Indígena

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br
20 de Jul de 2012

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) encerrou oficialmente na tarde desta quinta-feira (19) a capacitação para implantação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HÓRUS) nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Durante três dias, farmacêuticos e chefes das Divisões de Atenção à Saúde de 17, dos 34 DSEI da rede, passaram por um treinamento intensivo para operacionalização das ferramentas do sistema HÓRUS. O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, esteve presente ao encerramento e destacou o importante momento vivenciado pela SESAI.

"A SESAI vive um momento especial. A parceria com as demais secretarias do Ministério da Saúde, como a que fizemos com a SCTIE (Secretaria de Ciências, Tecnologias e Insumos Estratégicos) para realização desta capacitação, tem nos proporcionado grandes resultados. No mês de maio, já havíamos realizado uma importante capacitação na área de saneamento básico e abastecimento de água. Agora, caminhamos para implantar esta importante ferramenta que é o HÓRUS na assistência farmacêutica", destacou Antônio Alves.

Ele chamou a atenção dos farmacêuticos para grande responsabilidade exigida na administração dos medicamentos e lembrou que esta tarefa requer vigilância permanente. "A assistência ao paciente deve ser encarada como uma responsabilidade coletiva e não apenas centrada na figura do médico. Não adianta ter um armário abastecido de medicamentos na aldeia, se não houver um profissional capacitado para prescrever. Em situações como essas, é muito melhor não ter o medicamento, pois uma droga mal administrada pode levar à morte", advertiu o secretário da SESAI.
De acordo com ele, o HÓRUS contribuirá para qualificação da assistência farmacêutica nos DSEI, Polos Base e nas Casas de Saúde Indígena (CASAI). Uma das suas principais contribuições está na garantia do monitoramento dos estoques em cada unidade. "Não queremos viver crises de desabastecimento. Não queremos ninguém sofrendo por falta de medicamentos", disse Antônio Alves.

Participaram ainda da solenidade de encerramento da capacitação a chefe de Gabinete da SESAI, Verbena Melo, o Diretor de Gestão da SESAI, Fernando Rocha, e a Coordenadora Geral de Atenção Básica da SESAI, Mariana Amorim.

HÓRUS

A implantação do sistema HÓRUS nas unidades do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) é avaliada como um avanço histórico pelos próprios técnicos que atuam na ponta dos serviços.

"Para nós, que não tínhamos nenhum sistema de controle de entrada e saída de medicamentos, o HÓRUS vai possibilitar um grande avanço. Com ele vamos monitorar a dispensação de medicamentos em cada unidade. Além disso, vai propiciar transparência também, já que a ferramenta possibilita que a SESAI aqui em Brasília possa acompanhar a realidade em cada DSEI", avalia a chefe da Divisão de Atenção à Saúde (Diasi) do DSEI Alto Rio Purus (AC), Márcia Andréa Morais.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.