VOLTAR

Secretário da Seplan ressalta importância de parceria na RDS do Juma

Portal Amazônia - portalamazonia.globo.com
23 de Out de 2008

O anúncio da parceria firmada entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a rede de hotéis Marriott International, divulgado nos dias 16 e 17 deste mês, foi considerada pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, Denis Minev, como um importante momento para o trabalho da FAS na Amazônia. Ele destacou ainda a repercussão da parceria em todo o mundo.

- Estamos neste momento na crista da onda, precisamos executar com competência para solidificar a FAS e a perspectiva de uma Amazônia próspera e conservada. O evento como um todo foi um sucesso, com notícias no mundo todo a respeito de nosso projeto - afirmou Minev.

A rede hoteleira americana escolheu a FAS como parceira para investir, inicialmente, US$ 2 milhões que serão distribuídos ao longo de quatro anos em obras de infra-estrutura junto à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no município de Novo Aripuanã, situado a 225 quilômetros de Manaus.

Serão construídas novas escolas, alojamentos para os alunos, casas para os professores, postos avançados de fiscalização que servirão de base para os fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM), bases da FAS, entre outras obras que proporcionarão a aproximadamente duas mil pessoas que moram na reserva uma vida saudável e desmatamento.

- O trabalho da FAS na reserva do Rio Juma foi muito bem feito, com o convencimento geral da população e algumas atitudes que mudaram a cara da comunidade. O Marriott se mostra bastante empenhado em nossa parceria, inclusive trazendo possíveis parceiros adicionais como Wal-Mart e BID e possivelmente nos ajudando com prospectos já em andamento, como o Google - salientou o secretário da Seplan/AM.

Desmatamento evitado

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma foi validada no final de setembro, pela auditoria alemã Tüv Süd pelo padrão CCBA - Climate Community and Biodiversity Alliance, na categoria Gold, constituindo-se na primeira área do Brasil e das Américas a ser certificada por desmatamento evitado.

Até o final do ano, cerca de 4 mil famílias que vivem na reserva serão cadastradas no Bolsa-Floresta e vão receber um auxílio mensal de R$ 50, para colaborarem com a preservação dos recursos naturais. Ao todo serão beneficiadas 24 mil pessoas, em 13 unidades de conservação, em 2008.

Carboneutralização

Além dos recursos diretos repassados pelo Marriott International, a rede de hotéis que tem 500 mil leitos à disposição, sendo 400 mil ocupados diariamente, vai oferecer aos seus hóspedes a opção de contribuir, voluntariamente, com U$1 para que a RDS do Juma tenha ainda mais recursos.

A ação funcionará como contrapartida dos hóspedes à emissão de gás carbono provocada pela utilização de energia elétrica, combustíveis fósseis utlizados pela rede, bem como impacto causado pelas viagens de negócios dos executivos da rede Marriott.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.