VOLTAR

Secretaria-Geral reitera proposta de negociação com indígenas, mas exige a desocupação de Belo Monte

Secretaria-Geral da Presidência - http://www.secretariageral.gov.br
07 de Mai de 2013

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, enviou nesta terça-feira (7/05), ofício às lideranças indígenas Munduruku reiterando a disposição ao diálogo do governo federal e propondo a realização de uma reunião de negociação dentro de 15 dias, em Brasília. O objetivo do encontro será pactuar um procedimento de consulta em relação ao possível aproveitamento da bacia do rio Tapajós para a implantação de usinas hidrelétricas. Entretanto, as negociações só acontecerão com a desocupação imediata dos canteiros de obras da usina de Belo Monte.

A proposta apresentada prevê a continuidade das discussões realizadas com lideranças Munduruku nos dias 15/03 e 25/04. A reunião entre o ministro Gilberto Carvalho e lideranças indicadas pelo povo Munduruku será acompanhada pelo Ministério Público Federal. A Secretaria-Geral também propõe a realização de reuniões dos indígenas com os demais ministérios, para monitoramento da pauta apresentada durante a Assembleia Geral do povo Munduruku, em janeiro deste ano.

Finalmente, a Secretaria-Geral propõe a realização de uma reunião na cidade de Jacareacanga (Pará), no prazo de um mês, coordenada pelo secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, para pactuar com as lideranças da região o procedimento de consulta às suas comunidades.

http://www.secretariageral.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2013/05/07-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.