VOLTAR

A Secretaria Especial de Saúde (Sesai) Indígena informa:

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br
29 de Ago de 2011

- Lamentavelmente um incêndio destruiu sete (7) habitações, de um total de quinze (15), da etnia Enawenê Nawê, na aldeia Halataikwa, próxima ao município de Brasnorte, no estado de Mato Grosso. Felizmente, não há vítimas fatais. As causas do acidente estão sendo investigadas.

- As equipes multidisciplinares da Sesai na área registraram 5 (cinco) feridos, 2 (dois) com ferimentos graves, mas fora de risco de morte. Todos os pacientes estão medicados e sob a atenção dos profissionais da Sesai. Não houve necessidade de remoção de indígenas e nenhuma criança se feriu no incêndio.

- A Sesai enviou mais uma equipe à área atingida, na manhã desta segunda-feira (29), e realizará todas as ações necessárias dentro da atenção à saúde e para minimizar os danos resultantes do acidente ocorrido na aldeia.

- Uma das construções atingidas abrigava utensílios e gêneros alimentícios produzidos na aldeia.

- O chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, Jorge Pinto Oliveira, afirmou que ele e toda a sua equipe "acompanham de perto os desdobramentos do ocorrido e que o momento é de consternação. Porém a situação está sob controle, não oferecendo qualquer risco adicional aos indígenas do local".

- Por fim, a Sesai acredita na coragem e força dos Enawenês Nawês e reafirma que apoia incondicionalmente toda a comunidade que sofre as consequências do acidente. A secretaria confia que com união e empenho toda a organização na aldeia Halataikwa estará restabelecida em breve.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.