VOLTAR

Secretaria do Índio reúne na próxima semana organizações para discutir demandas

Agência de notícias de Roraima - http://www.portal.rr.gov.br/
Autor: Francisco Espiridião
08 de Jul de 2011

A Secretaria Estadual do Índio (SEI) realizará na próxima terça-feira (12) o Pré-Fórum para discutir ações do setor a serem incluídas no Plano Plurianual do estado (PPA) 2012/2016, que será definido no Fórum Estadual a se realizar na segunda quinzena deste mês. O encontro acontecerá na própria Secretaria, localizada no Parque Anauá, em frente à Escola de Música.

Para definir as metas do próximo PPA no que se refere à sua Pasta, a SEI vai promover uma avaliação geral das propostas que fizeram parte do Plano Plurianual anterior e daí estabelecer novas políticas públicas a ser implementadas com vistas ao desenvolvimento das dez etnias que habitam o estado de Roraima.

O objetivo do Pré-Fórum, segundo o secretário Hipérion Oliveira, é deixar as comunidades e organizações indígenas à vontade para exporem suas demandas, especialmente as incluídas no Plano de Etnodesenvolvimento Indígena dos Territórios Raposa Serra do Sol e São Marcos.

Uma dessas demandas diz respeito à produção sustentada, como a piscicultura, criação de animais de pequeno porte, culturas anuais (feijão, milho, arroz, mandioca etc.) e a criação de gado, além de outras atividades, como educação, energia, saúde e segurança.

Durante o Pré-Fórum, serão definidos os papéis de todos os órgãos governamentais (secretarias estaduais, municipais, Fundação Nacional da Saúde - Funasa -, Fundação Nacional do Índio - Funai - e outros) engajados na questão do desenvolvimento político, econômico e social dos povos indígenas.

COMPROMISSO - Hipérion Oliveira explicou que durante o encontro do dia 12 estará se cumprindo o compromisso assumido pelo governador José de Anchieta de contemplar no PPA as diversas demandas oriundas das organizações e comunidades indígenas que habitam o estado.

"Um exemplo desse compromisso se resume na decisão do governador de contemplar no PPA não só o Plano de Etnodesenvolvimento Indígena dos Territórios Raposa Serra do Sol e São Marcos, mas também as demandas de todos os povos indígenas de Roraima", destacou o secretário.

Seguindo orientação do governador - diz Oliveira -, é importante que os próprios índios expressem, por meio de suas organizações ou das comunidades em si, o que acreditam como mais importante para o seu desenvolvimento, tendo a Secretaria do Índio a função de orientar essas demandas, de maneira a implantar nas diversas comunidades projetos adequados, levando em consideração as questões sociais, culturais e ambientais de cada etnia.

ENTIDADES CONVIDADAS - Ao todo, foram convidadas a participar do Pré-Fórum 16 organizações representativas das comunidades indígenas, entre elas, a Associação Regional Indígena dos Rios Kinô, Cotingo e Monte Roraima (Arikom), Conselho Indígena de Roraima (CIR), Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiurr), Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIR) e Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (Alidcirr).

http://www.portal.rr.gov.br/arn/index.php?option=com_content&task=view&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.