VOLTAR

Secretaria de Direitos Humanos recebe comitiva de índios

Prefeitura de Goiânia www4.goiania.go.gov.br
Autor: Antonio Bento
04 de Ago de 2017

Grupo agradeceu pela nomeação do índio Mauro Terena na pasta e pelo apoio da prefeitura às causas indígenas

Foi com um 'Wamba Wâmbyssa', bom dia em português, que o índio Xingu Apimama Yudja chegou à sede da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) nesta sexta-feira, 04, com uma comitiva formada por representantes das tribos Kuikuro, Xingu e Xavante, de Mato Grosso; Terena e Guaguajara, Maranhão; e Carajás, do Tocantins, que estudam Licenciatura em Letras na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os nativos apresentaram o "Canto da Proteção" e presentearam o secretário Filemon Pereira com arco e flexa artesanal feitos na tribo Xingu. Na ocasião, os índios agradeceram ao prefeito Iris Rezende pela primeira nomeação de um índio na pasta, Mauro Terena, que atua na secretaria como articulador de políticas públicas voltadas às causas indígenas. "Viemos agradecer pela escolha. Mauro Terena tem buscado trabalhar e dialogar conosco e estamos recebendo todo apoio desta secretaria', disse Apimama Yudja.

Filemon Pereira destacou que a nomeação do índio Mauro Terena por Iris Rezende não é apenas uma homenagem ao povo indígena, mas uma oportunidade de trabalho, de visibilidade, de construção de políticas públicas em diálogo com a comunidade indígena. 'O prefeito tem um respeito imenso pelos índios, conhece a população indígena, sua cultura, sua forma de agir e pensar", falou, afirmando que a secretaria já mantém diálogo com outras áreas da administração para melhorar a sede da Casa do Índio (Casai) e promover ações de saúde para os indígenas que chegam à Capital. "É importante trocar informações, fazer a integração dos saberes indígenas e defender a memória e a cultura, sem permitir qualquer imposição cultural", explicou.

'Nossa intenção é mapear as 50 famílias de várias tribos que vivem em Goiânia, saber como elas vivem, quais são as suas demandas e especificidades e, assim, formalizar um projeto de proteção dessas etnias, concluiu Filemon.

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.