VOLTAR

Secretaria da Agricultura participa da recuperação da mata ciliar do Ribeira

Agência Estadual de Noticias
13 de Ago de 2007

Secretaria da Agricultura participa da recuperação da mata ciliar do Ribeira

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento aderiu à campanha de reflorestamento da mata ciliar do Rio Ribeira, denominada "Cílios do Ribeira". Além do reflorestamento, a campanha vai discutir um modelo de desenvolvimento sustentável para a região. "A bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape representa a maior reserva de água doce dos estados de São Paulo e Paraná e, futuramente, seu manancial será disputado para abastecimento de água para as regiões metropolitanas de Curitiba e São Paulo", avaliou o engenheiro agrônomo Ednei Bueno do Nascimento, assessor da Secretaria.

A campanha, lançada no fim de semana (10 e 11), em Registro (SP), com a participação de cerca de 300 pessoas, envolve o governo federal, governos estaduais, prefeituras e organizações não-governamentais (ONGs). Pela primeira vez, um plano abrange toda a região do Ribeira, envolvendo o Paraná, onde está a nascente do rio, e São Paulo onde se destaca como bacia hidrográfica.

O avanço da agricultura sem planejamento é o que preocupa governos e ONGs, em função de a região concentrar a maior extensão contínua de remanescentes da Mata Atlântica do País. Mapeamento feito por satélite revela que, de 1985 a 1999, aumentou em 27% o espaço ocupado pela agricultura em áreas de preservação permanente. "Daí a necessidade de rediscutir um plano de desenvolvimento para a região, estabelecendo o que é prioridade para o Paraná e para São Paulo", afirmou Nascimento.

O projeto requer R$ 26,35 milhões para o reflorestamento da área estimada em 10.500 hectares em toda a bacia do Rio Ribeira. Parte desses recursos serão financiados pelo governo federal. O projeto prevê a recuperação com espécies nativas em áreas hoje ocupadas até a beira do rio por pastagens, arroz irrigado e banana. "A solução para essas áreas será a exploração da agroecologia, turismo rural, piscicultura e agrofloresta, programas que poderão ser desenvolvidos com eficiência no Paraná, em função da experiência da Emater", detalhou Nascimento.

No Paraná, o governo do Estado vai participar da campanha com as secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente. A Emater vai identificar os trechos prioritários dos rios para o reflorestamento ciliar. O Rio Ribeira nasce em Campo Largo e, em São Paulo, recebe o nome de Rio Ribeira de Iguape.

A campanha vai envolver 13 municípios paranaenses: Campo Largo, Colombo, Rio Branco do Sul, Quatro Barras, Doutor Ulisses, Adrianópolis, Cerro Azul, Bocaiúva do Sul, Itaperuçu, Guaraqueçaba, Morretes e Antonina.

Ações - As ações incluem proteção dos recursos naturais, em especial dos rios da região e da sociobiodiversidade local; a valorização e remuneração dos serviços ambientais prestados pela população local; recuperação das matas ciliares para uso ecológico e sustentável; investimento em infra-estrutura e em serviços destinados ao turismo rural; educação socioambiental; e o reconhecimento da população do Vale do Ribeira como parceira para a execução dessas políticas públicas.

O Vale do Ribeira possui um dos mais importantes mosaicos de áreas protegidas do País, um dos maiores complexos de cavernas, sítios arqueológicos e, por isso, é considerado patrimônio histórico e ambiental da humanidade pela Unesco e é parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Na região, residem cerca de 470 mil pessoas, entre população urbana, comunidades tradicionais que representam uma das mais ricas diversidades sociais e culturais do País e produtores rurais. "É no Vale do Ribeira que estão os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados do Paraná e São Paulo e, curiosamente, não há o direcionamento de políticas públicas que valorizem essa sociobiodiversidade", observou Nascimento.

Agência Estadual de Noticias, 13/08/2007

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.