VOLTAR

Seca deixa 171 cidades do NE em emergência

OESP, Nacional, p. A10
18 de Jul de 2007

Seca deixa 171 cidades do NE em emergência
Um dos Estados em pior situação é o Piauí, onde preço da água disparou

Luciano Coelho, Teresina e Angela Lacerda

Chega a 171 o número de municípios do semi-árido nordestino em estado de emergência por causa da estiagem. Há ainda cidades à espera do reconhecimento da calamidade pelo governo federal - só assim, estarão aptas a receber ajuda da União. O Piauí é um dos Estados em pior situação. Lá, segundo a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí, água vem sendo vendida - uma carrada (7 metros cúbicos) é comercializada a R$ 300. "Os trabalhadores rurais estão revoltados e ameaçam saquear armazéns com alimentos e ocupar prédios públicos", disse o presidente da Fetag-PI, Evandro Luz. "Precisamos de um atendimento rápido, não tímido como o atual e que não atende a todos."

Sem abastecimento, quem tem condições de chegar às barragens vende a água nas cidades. Luz afirma que a água é transportada em barris, galões e mesmo em carros-pipa.

Segundo o governo do Piauí, dos 223 municípios do Estado, 128 decretaram estado de emergência. Desses, 99 já tiveram pedido homologado pelo governo federal e 29 ainda estão com processos pendentes. Dos 99, 21 já tiveram o decreto de emergência reconhecido pela União.

O secretário de Defesa Civil do Piauí, Fernando Monteiro, informou que o Estado está adotando as medidas para socorrer as famílias atingidas pela seca. Segundo ele, foram iniciados os trabalhos para pôr em funcionamento cem poços artesianos no semi-árido.

Para o secretário, a venda de água perderá o sentido quando carros-pipa forem colocados à disposição da população. O Estado, afirmou, aguarda convênio com o governo federal. "Existem muitas exigências e estamos providenciando a documentação. Não contratamos ainda esperando o convênio, mas vamos propor ao governador Wellington Dias que a contratação aconteça com a parte que cabe da contrapartida do Estado, para agilizar o atendimento", disse.

Embora a estiagem seja rotina no semi-árido, este ano é considerado "atípico", segundo o diretor de programas especiais da Defesa Civil do Piauí, James Alves da Silva. "As chuvas foram poucas e esparsas." Este ano a estiagem começou em abril - normalmente tem início em julho.

Além do Piauí, a estiagem atinge 7 Estados do Nordeste. Dos 171 municípios em situação de emergência com reconhecimento do governo federal, 67 estão na Paraíba. No Rio Grande do Norte são 30 e no Ceará, 23. A Bahia tem 15, Sergipe e Alagoas têm 7 e cada um e Pernambuco aparece com um. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, 248 municípios do semi-árido nordestino já contam com carros-pipa.

OESP, 18/07/2007, Nacional, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.