VOLTAR

Seca atinge aldeias indígenas

Diário Catarinense-Florianópolos-SC
Autor: DARCI DEBONA
06 de Mar de 2002

Os Kaigang não têm água suficiente para manter as comunidades no Oeste

A estiagem que assola o Oeste há mais de três meses está castigando também as populações indígenas. Em Chapecó, os Kaigang da Aldeia Condá e Toldo Chimbangue não têm água suficiente para manter as comunidades.

Para complementar o abastecimento são utilizados caminhões-pipa. Mas esse atendimento é insuficiente, segundo o cacique de Toldo Chimbangue, Idalino Fernandes. Ele afirmou que a aldeia recebe apenas 10 mil litros de água uma vez por semana, quando o ideal seriam três vezes. Além da escola, a comunidade possui 70 famílias. A parte central da reserva é abastecida por quatro caixas de água. O restante busca água nas fontes que ainda não secaram.

Mesmo quem tem caixa de água se obriga a apelar para as fontes. É o caso da família de Mário Antunes. Ele afirmou que a água da caixa dura apenas dois dias e sete famílias pegam água numa fonte a 300 metros de distância. No entanto, a vazão é baixa e muitas vezes precisa esperar acumular água para poder tomar banho. O que sobra é dividido com os animais, que chegam a lamber as torneiras e mangueiras.

Para lavar roupa, os Kaigang têm de apelar para os Rios Irani e o afluente Lageado Lambedor. O problema, segundo o cacique, é a poluição das águas. Idalino Fernandes afirmou que os rios estão "verdes" em virtude dos dejetos suínos, impedindo a prática do banho nestes locais.

Uma alternativa para a Toldo Chimbangue é um poço artesiano, com vazão de 10 mil litros por hora, mas que está lacrado por falta de encanamento. Enquanto isso, a população indígena sofre consumindo água de má qualidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.