VOLTAR

Sebastião Salgado retrata a aldeia que teme o não indígena

EL País https://brasil.elpais.com/
Autor: Helena Poncini
25 de Ago de 2018

Seus olhares fincados na câmera são a quebra de um silêncio. Os korubo, uma das etnias da Amazônia brasileira com menos contato com pessoas não indígenas, posam em grupo, em casal, trabalhando ou cortando os cabelos. Este projeto de Salgado (Aimorés, 1944) soma mais um capítulo à história de amor do fotógrafo com a região e as culturas em risco de desaparecimento, um dos eixos principais de seu trabalho. Em 2017, durante 20 dias, o artista conviveu com esta aldeia, uma das populações mais isoladas do mundo. E converteu o Vale do Javari, a segunda maior Terra Indígena do Brasil, em um estudo fotográfico.

Entre a espessa vegetação e a orla do rio Ituí, quase na fronteira com Peru, encontram-se as duas aldeias onde vivem os korubo que tiveram algum contato com o exterior. São ao redor de 80, caçam com cacete -um pau cilíndrico de madeira que usam para golpear- e tingem sua pele com a intensa cor vermelha das sementes de urucum. Segundo suas próprias palavras, Amazônia provavelmente seja o último grande trabalho de Salgado. Esta série compõe um retrato de alguns dos habitantes da maior selva do mundo, ameaçados pelo avanço do desmatamento e a exploração dos recursos naturais. Mas, sobretudo, constitui um retrato da condição humana.

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/10/eps/1533894534_470404.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.