VOLTAR

SDS realiza curso de Capacitação de Monitores da Biodiversidade na RDS do Uatumã

CEUC Amazonas - http://migre.me/pv3r
Autor: Nívia Rodrigues e Daniela Feitosa
17 de Mar de 2010

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), promove desde ontem (16) até 22 de março, o Curso de Capacitação de Monitores da Biodiversidade do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais (ProBUC). O evento será realizado na comunidade Maracaranã, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada nos municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga. A atividade é uma das estratégias do Governo do Amazonas em trabalhar a melhor forma de uso dos recursos naturais e compreensão das principais ameaças acerca da biodiversidade, adotando estratégias de manejo e conservação da natureza.

O evento conta com o apoio da Fundação Moore, Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) e Corredores Ecológicos.
A realização do curso tem o objetivo de capacitar cerca de 40 comunitários da RDS do Uatumã para atuarem como monitores da biodiversidade do ProBUC, e agentes multiplicadores ambiental. Além de representantes das comunidades da RDS do Uatumã, participam ainda do curso, comunitários da Área de Proteção Ambiental (APA), Margem Direita do Setor Puduari-Solimões, e do Parque Estadual (PAREST) Rio Negro Setor Norte.

De acordo com Henrique Santiago, coordenador do Departamento de Pesquisa e Monitoramento Ambiental (DPMA/CEUC), responsável pelo programa, a realização do curso é o ponto de partida para a implementação do Programa nas comunidades da Unidade de Conservação. "O curso é um dos momentos mais estratégicos do ProBUC, por propiciar uma forte aproximação da equipe com os moradores e futuros monitores, construindo a partir daí uma relação de confiança e participação, indispensáveis para o Programa", afirma Henrique.
Dois monitores da biodiversidade que já atuam pelo ProBUC da RDS de Uacari há três anos e monitores de tabuleiros do Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos também participarão do evento, promovendo troca de experiências com os novos candidatos a monitores.

Segundo Sinomar Ferreira, técnico do ProBUC, essa atividade é importante para o desenvolvimento dos multiplicadores. "Os monitores da biodiversidade terão a oportunidade de se integrarem como instrutores ao comporem a equipe técnica do Programa", acrescenta o técnico.
O curso é dividido em duas etapas, na primeira, é realizado um nivelamento, com a prática de aulas acerca de geografia e floresta amazônica; conceitos de manejo, conservação, recursos naturais e ecologia; noções de cartografia básica; estruturação e entendimento de planilhas de dados. Essas informações são necessárias para o bom entendimento do programa aos participantes.

Na segunda etapa, é realizado um treinamento específico, incluindo aulas técnicas a respeito dos componentes de monitoramento, e construídos os protocolos contextualizados para a realidade da UC. Além da prática de treinamentos de coleta de dados do monitoramento, uso de recursos naturais, objetos de monitoramento e conservação do programa.
"O programa ProBUC executa as atividades de monitoramento em parceria com os próprios moradores da UC, permitindo assim a continuidade de nosso trabalho de gestão participativa junto as comunidades", declara Domingos Macedo, coordenador do CEUC.

Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas - ProBUC
O Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas (ProBUC), coordenado pelo CEUC/SDS é um sistema pioneiro de monitoramento de UC na Amazônia. Tem como princípios, ser contínuo, focado nas ameaças às UC e participativo, contando com moradores e usuários das unidades de conservação na sua formulação, execução e avaliação periódica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.