VOLTAR

SDS comemora Dia Mundial do Meio Ambiente na ALEAM

SDS/AM - www.sds.am.gov.br
Autor: Carlysson Sena e Nívia Rodrigues
05 de Jun de 2009

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 05 de junho, a Assembléia Legislativa do Amazonas - ALEAM, foi palco de várias ações do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SDS, a começar pela assinatura da Lei do Macrozoneamento, criação da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas - SEIND, criação do Conselho Estadual de Geodiversidade e do decreto que regulamenta a Lei de Recursos Hídricos.

Ainda na ALEAM, aconteceu os lançamentos dos Planos de Gestão de quatro Unidades de Conservação do Amazonas, do site do Centro Estadual de Unidades de Conservação - CEUC, órgão vinculado à SDS, e da cartilha "A Floresta amazônica e seu papel nas mudanças climáticas", elaborada pelo Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Estado (CECLIMA).

Lei do Macrozoneamento

A partir da assinatura da Lei do Macrozoneamento pelo Governador do Amazonas, Eduardo Braga, ficará instituído o Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Amazonas - MZEE, que passa a constituir documento balizador do uso e ocupação do solo e da utilização racional dos recursos naturais, cujas diretrizes e critérios passam a nortear as políticas públicas estaduais voltadas ao desenvolvimento sustentável e à promoção do bem-estar da população.

"O trabalho do Macrozoneamento iniciou no ano de 1996 e foi concluído nesta gestão. Isso confirma o compromisso do Governo do Amazonas com as questões do desenvolvimento do Estado, e principalmente com o planejamento das ações públicas futuras", explica Nádia Ferreira, titular da SDS.

Criação da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas - SEIND

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas tem como finalidade a formulação, execução e implementação da política de etnodesenvolvimento do Estado, em parceria com outras instituições dos governos federal, estadual e municipal, com as comunidades, organizações indígenas e entidades não-governamentais, com atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação de valores culturais e históricos definidos e aprovados pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas.

A secretária da SDS Nádia Ferreira acredita que a ação concretiza a política do Estado direcionada aos povos indígenas. "Essa é uma grande conquista que contribuiu com o fortalecimento da política indígena do Amazonas. Um passo definitivo para o posicionamento na pauta estratégica do Estado", afirma.

Criação do Conselho Estadual de Geodiversidade

O Conselho Estadual de Geodiversidade - CEGEO/AM, instituído pela Lei Delegada n. 66, 09 de meio de 2007, é órgão colegiado, consultivo e normativo vinculado ao Sistema Estadual de Gestão Ambiental - SIGAM, que tem por finalidade servir de instrumento participativo de planejamento e gestão pública da Política Estadual de Geodiversidade e de Oléo e Gás. Compete ao Conselho Estadual de Geodiversidade estabelecer os princípios e as diretrizes da Política Mineral do Estado do Amazonas e apoiar o SIGAM no processo de formulação da Política Estadual de Desenvolvimento da Indústria Extrativa Mineral, de Transformação Mineral e Petrolífera.

Planos de Gestão de quatro Unidades de Conservação do Amazonas

O Plano de Gestão é o documento técnico que norteia as ações de gestão, de determinada área protegida e o manejo dos recursos naturais presentes na mesma, estabelecendo as diretrizes gerais para a implementação da unidade. Este documento consiste no diagnóstico da Unidade de Conservação, considerando aspectos históricos, ambientais, sociais e econômicos, definição de seus objetivos, seguidos de uma análise de sua situação atual (pressões, ameaças, oportunidades e potencialidades).

"É por meio desse documento que são estabelecidos programas e subprogramas de gestão a serem implementados, a curto e médio prazo, na unidade, sendo os mesmos passíveis de revisão e adequação em relação às metas de gestão. Inclui, ainda, um zoneamento que regulamenta o ordenamento territorial e regras de uso dos recursos naturais em conjunto com os moradores, explica Nádia Ferreira.

As Unidades de Conservação que terão seus Planos de Gestão oficializados são: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Cujubim, localizada no município de Jutaí (a 1.001 km de Manaus); o Parque Estadual Sumaúma, localizado em Manaus, no bairro Cidade Nova I; a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, localizada nos municípios de São Sebastião do Uatumã (a 329 km de Manaus), e Itapiranga (a 284 km de Manaus; e o Parque Estadual Rio Negro Setor Norte, localizado no município de Novo Airão (a 125 km de Manaus).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.