VOLTAR

SBPC repudia extinção de reservas indígenas

Diário Pernambucano - PE
20 de Jul de 1980

Foi enviado por parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, um pedido de esclarecimento ao presidente da Funai pelas atitudes manisfestadas por este órgão, incluindo o fechamento de reservas indígenas, de pesquisadores e da demissão sumária de funcionários da fundação. Na reunião da SBPC vai ser discutida a criação da Terra indígena Yanomami.
A notícia traz uma interessante retrospectiva do território federativo de Roraima que segundo a noticia foi fundado pelo boi, traz assim, os processos de ocupação histórica e as consequências para os povos que habitam a região. Diferente de outras noticias ela discute a pecuária a relação do índio com a criação do gado e a valorização do gado em detrimento do índio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.