VOLTAR

Sauim-de-Coleira terá área de proteção em Manaus

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/
05 de Abr de 2018

Sauim-de-Coleira terá área de proteção em Manaus

Radioagência Nacional
05/04/2018 - 08h40

A Prefeitura de Manaus e o Ministério Público Federal (MPF) anunciaram, nessa quarta-feira (4), a criação de Área de Proteção Ambiental Sauim de Manaus.

A unidade de conservação terá como principal finalidade garantir a proteção ao primata Sauim-de-Coleira, espécie endêmica de Manaus, criticamente ameaçada de extinção.

É a primeira vez que a Prefeitura de Manaus institui a criação de uma área de proteção ambiental (APA) com a motivação específica de conservação de fauna silvestre.

O Sauim-de-Coleira é a espécie símbolo da capital amazonense.

A APA Sauim terá mil hectares, compreendendo o trecho entre o Parque Ecológico do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma e a Reserva Ducke, na zona Norte.

O principal recorte de delimitação serão os igarapés conhecidos como Geladinho e Goiabinha, e suas respectivas margens que são áreas de proteção permanente, além de fragmentos florestais e áreas verdes de loteamentos habitacionais, a exemplo do bairro Cidade Nova.

Para o prefeito, Arthur Virgílio Neto, é mais uma vitória da cidade de Manaus na área ambiental.

Ele comparou essa conquista à criação do Parque Municipal do Mindu, há 28 anos, e diz que a APA criada este ano pode se integrar ao parque.

O representante do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Diogo Lagroteria, diz que este é um exemplo de que o desenvolvimento urbano pode ser sustentável.

"Manaus está dando um exemplo para o país e o mundo de que é possível compatibilizar o uso público dos ambientes, do espaço, e atividades econômicas com a conservação e a sustentabilidade."

Os passos seguintes ao anúncio da criação da APA Sauim-de-Manaus serão a realização de pelo menos duas audiências públicas, para apresentar a proposta à população e colher sugestões dos vários segmentos da sociedade.

A estimativa é de que o processo seja concluído no início de julho.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2018-04/sauim-de-col…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.