VOLTAR

Saúde realiza treinamento para atuar em alcoolismo nas aldeias indígenas

24 Horas News-Cuiabá-MT
19 de Ago de 2003

Alcoolismo e doenças diarréicas e parasitárias são os temas do treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, com a participação do Instituto Trópicos, Escritório Regional de Saúde, Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso, Alcoólicos anônimos , CAPS e Organizações Não Governamentais.

O treinamento é organizado pelo Departamento de Ações Programáticas e o objetivo é capacitar os profissionais de saúde e lideranças indígenas para atuarem nas aldeias como multiplicadores no controle do alcoolismo e das doenças diarréicas e parasitárias.

O treinamento termina no próximo dia 22, sexta-feira. As palestras estão sendo ministradas na sede da Diocese de Rondonópolis das 7:00 horas às 17:00 horas, com intervalo para o almoço. Durante a semana vários assuntos serão abordados. No primeiro dia, a enfermeira Raquel de Oliveira Martins, do Instituto Trópicos ministrou palestras sobre higiene e saúde e doenças diarréicas. De acordo com a enfermeira é registrado um alto índice de doenças diarréicas nas aldeias, em um dos casos com vítima fatal.

No segundo dia de treinamento a discussão é em torno das doenças parasitárias. O assunto é abordado pela enfermeira Maria Edinês do Escritório Regional de Saúde em Rondonópolis.

Além de palestras, os profissionais de saúde indígena participam também de oficinas e mesas redondas. O encerramento deste treinamento acontece na sexta-feira. Definição e histórico do alcoolismo, efeitos do álcool no organismo e debates entre os participantes estão na programação do último dia do curso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.