VOLTAR

Saúde lança mês de vacinação dos povos indígenas

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
Autor: Valéria Amaral
20 de abr de 2011

Ação ocorre de 23 de abril a 22 de maio em aldeias na Amazônia Legal. Meta é imunizar mais de 91 mil índios

Começa no próximo sábado (23) e segue até 22 de maio o Programa Nacional de Vacinação Indígena (PNII). Com o tema "Vacine sua família, proteja sua comunidade", o objetivo é alcançar os indígenas que moram em aldeias e em áreas de difícil acesso. Serão oferecidas mais de 227 mil doses contra diversas doenças, como paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche e gripe. Neste ano, a abertura oficial será na próxima segunda-feira (25) na Aldeia Feijoal, em Atalaia do Norte (AM).

Para a ação, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) selecionou 25 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) para a realização de uma mega operação, que contará com o envolvimento direto de 2.889 profissionais de saúde. A logística dessa vacinação é diferenciada, levando em consideração as especificidades dessa população e dificuldades pela distância a serem percorridas até as aldeias, seja por carro, barco, helicóptero, ou avião monomotor, por das ares de difícil acesso geográfico. A ação abrange 175 etnias e 1.286 aldeias espalhadas por nove estados. Serão investidos mais de R$ 5 milhões entre aquisição de insumos e imunobiológicos, logística e transporte.

A multivacinação será oferecida para toda a população indígena aldeada (91.735 mil pessoas) dos 25 DSEIs. O foco será nos grupos mais vulneráveis: crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos. De acordo com o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, a vacinação terá início simultâneo em todos os Distritos e será executada pelas equipes multidisciplinares de saúde indígena. Cada equipe será constituída, no mínimo, por um motorista ou piloto, uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e por Agentes Indígenas de Saúde, que moram nas aldeias. "O nosso desafio é alcançar populações que vivem de forma dispersa e em aldeias de difícil acesso, locais onde a maioria da população tem dificuldades de acesso aos serviços de saúde", destacou.

LOCAIS DE VACINAÇÃO:

DSEI

UF

DSEI

UF
Yanomami

RR

Alto Rio Negro

AM
Leste de Roraima

Alto Rio Solimões
Kaiapó-PA

PA

Manaus
Guamá-Tocantins

Médio Rio Purus
Altamira

Vale do Rio Javari
Rio Tapajós

Médio Rio Solimões e Afluentes
Alto Purus

AC

Parintins
Alto Juruá

Kaiapó-MT

MT
Amapá e Norte do Pará

AP

Cuiabá
Porto Velho

RO

Xavante
Vilhena

Xingu
Tocantins

TO

Araguaia
Maranhão

MA

SEMANA DE VACINAÇÃO NAS AMÉRICAS: A ação é um esforço dos países da América Latina e do Caribe para fortalecer o Programa Ampliado de Imunização na Região, sob a coordenação da Organização Pan-Americana de Saúde. Em sua nova edição, já vacinou mais de 323 milhões de pessoas em 12 países.

http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=ds…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.