VOLTAR

Saúde indígena em Parintins está sob intervenção da Sesai

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br
Autor: Jonas Santos
18 de Mai de 2011

Coordenador do Dsei/Parintins, Salomão Marialva, teria pedido renúncia e órgão estava com atividades paralisadas

O Distrito Sanitário de Saúde Indígena (Dsei) de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) está sob intervenção a partir desta semana.

No lugar do coordenador anterior, Salomão Marialva, tomou posse no cargo a técnica Paula Cristina Rodrigues, do Departamento de Gestão da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Ela veio de Brasília.

Não há informações oficiais sobre a intervenção. Paula Cristina Rodrigues não quis dar declarações à reportagem do portal.

De acordo com o presidente do Conselho de Saúde Indígena (Condisi), Nilton Makaxi, da etnia hixkaryana, Salomão Marialva e outros funcionários do Dsei teriam renunciado ao cargo em protesto contra uma possível nova ocupação da sede do Dsei por parte dos indígenas daquela região.

O próprio Makaxi, contudo, nega que esta ocupação estava sendo programada.

"Não havia nenhuma ameaça de ocupação. O coordenador e os demais funcionários da Sesai entregaram os cargos coletivamente, no início da
semana, e as atividades chegaram a ficar paralisadas", afirmou Makaxi, que comunicou o fato ao secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio
Alves.

O presidente do Condisi disse ainda que a interventora assumiu o cargo interinamente até que as lideranças indígenas indiquem o substituto de Salomão Marialva.

A interventora do Dsei/Parintins chegou acompanhada do assessor especial da Sesai, Valdenir França.

Na manhã desta quarta-feira (18), França seguiu visitar as instalações da Casa de Saúde Indígena (Casai), do município de Nhamundá, que também pertence à jurisdição de Parintins.

A reportagem tentou ouvir Salomão Marialva, mas as ligações para o aparelho celular dele caiam na caixa postal. Valdenir França também foi procurado, mas seus celulares estavam fora da área.

Sesai

Em nota enviada no início da noite desta quarta-feira (18), a assessoria de imprensa da Sesai diz não houve intervenção no Dsei/Parintins. Segundo a assessoria, desde a semana passada há uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena no Dsei para colaborar nas ações de gestão do DSEI, e fazer um diagnóstico situacional da gestão e da assistência local. Isto vem ocorrendoem outros Dseis do país.

A Sesai confirma que no último sábado (14), o chefe do Dsei/Parintins, Salomão Marialva, pediu demissão. A exoneração do cargo foi aceita pelo secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves. O secretário está tomando as providências para a substituição.

Quanto à nomeação/indicação de pessoas para ocupar cargos de gestão (chefia de Dsei), esta é uma atribuição exclusiva da presidenta da república, Dilma Roussef, que pode delegar a atribuição ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Saude-indi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.