VOLTAR

São Gabriel, das cachoeiras e do turismo ecológico

Jornal do Commercio-Manaus-AM
Autor: Lúcio Rabelo
31 de Jan de 2002

Escrevo este artigo durante visita de trabalho ao belo município de São Gabriel da Cachoeira AM, localizado a noroeste do Amazonas, cuja população é de aproximadamente 29.950 habitantes - IBGE 2000, sendo, segundo o Instituto Sócioambiental-ISA e Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro-FOIRN (mapa-livro Povos Indígenas do Alto Rio Negro-ISA-FOIRN, 2000), representada por maioria de povos indígenas, distribuídas por trezentos e quarenta comunidades com vinte e duas etnias que falam mais de vinte línguas e reúnem formas milenares de adaptação num meio ambiente bastante pobre em alimentos.

Este, como muitos outros municípios do Amazonas, ainda não tem uma opção econômica sustentável, que lhe permita tornar-se menos dependente dos repasses financeiros constitucionais e do ingresso de recursos via salários de servidores públicos. A atividade industrial é inexistente e a agricultura não atende sequer o consumo das famílias residentes.

O comércio se constitui principalmente da venda de produtos acabados importados de Manaus e até dos países limítrofes como Venezuela, Colômbia e Peru.

Os poderes públicos locais, estadual e federal vêm procurando identificar alternativas para estimular o desenvolvimento desta comunidade, e o turismo, que pode movimentar, segundo a Embratur, até cinqüenta e dois segmentos de serviços, parece ser uma opção promissora e se constituir na sua mais importante atividade econômica, podendo ser implementada sem onerosos investimentos, tendo em vista a boa infra-estrutura existente, como pista de pouso e sistema de controle de vôos para aviões de grande porte, segurança pública, escola profissionalizante federal, energia hidroelétrica em vias de implantação, telefonia com DDD, provedor de internet, banco eletrônico, rádio FM de longo alcance, vias públicas pavimentadas, bom atendimento hospitalar, duas agências de turismo se instalando e uma rede de bons restaurantes ampliáveis. Para complementar a infra-estrutura necessária é preciso a instalação de rede hoteleira, ampliação e melhoria do terminal de passageiros do aeroporto, da frota de táxis e da rede de água e esgoto, implantação de um programa contínuo de capacitação de pessoal para a preparação da comunidade local para receber e conviver com turistas e viabilizar o surgimento de empreendedores, além do oferecimento de linhas de créditos específicas.

Um amplo debate sobre o impacto que essa atividade provocará na comunidade deve ser estabelecido, considerando-se que a sua sustentabilidade e o retorno esperado só ocorrerão se estratégias de preservação das características sócio-ambientais e culturais forem garantidas e as expectativas dos residentes forem satisfatoriamente atendidas.

Com estas condições, e preparando-se os locais para visitação com a confecção de trilhas, a sinalização das vias navegáveis, a instalação de meios de comunicação, o atendimento de primeiros socorros e a melhoria dos meios de transportes terrestres e fluviais, tornando-os velozes e seguros, este município estará apto a oferecer atendimento turístico de cunho científico, de contemplação de belezas naturais, de aventura e até turismo étnico - caso este venha se tornar legal.

Aqui a natureza reuniu uma grande diversidade de pacíficos e sorridentes povos indígenas que habitam ao longo de rios que correm sobre leitos acidentados entre montes e montanhas, formandos belas praias e cachoeiras. Têm-se ainda o Pico da Neblina (3.014 m), a montanha "Bela Adormecida" e a região dos mitológicos "Sete Lagos".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.