VOLTAR

Santa Catarina ganha o Parque Nacional da Serra do Itajai

OESP, Geral, p.A12
08 de Jun de 2004

Santa Catarina ganha o Parque Nacional da Serra do Itajaí Novo parque tem a terceira maior reserva de mata atlântica e o bioma mais ameaçado
João Domingos
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que cria o Parque Nacional da Serra do Itajaí, com 57 mil hectares, área que abrange nove municípios de Santa Catarina. O parque possui a terceira maior reserva de mata atlântica, o bioma mais ameaçado do País, com menos de 8% da área original, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Em Santa Catarina, existem ainda os Parques Nacionais de São Joaquim, de Aparados da Serra e da Serra Geral - os dois últimos em conjunto com o Rio Grande do Sul.
A unidade de conservação criada ontem com a publicação do decreto no Diário Oficial da União abriga centenas de espécies de animais - alguns ameaçados de extinção, como gavião-pombo, pichochó e papagaio-do-peito-roxo - e de plantas, também sob ameaça, a exemplo da canela-preta, canela-sassafrás e xaxim. Além disso, de acordo com o ministério, as matas garantem água para mais de 500 mil pessoas.
A criação de uma unidade de conservação na Serra de Itajaí vinha sendo discutida havia pelo menos 25 anos. Durante esse tempo, o Conselho Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica debateu o tema, decidindo que deveria solicitar à União a criação do parque.
Em 2000 o projeto foi entregue ao ministério. Em agosto de 2001, ministério, Ibama e o comitê iniciaram estudos detalhados sobre a região. O trabalho foi concluído em dezembro de 2002.
Para o Ministério do Meio Ambiente, o Parque Nacional da Serra do Itajaí tem potencial para atrair atividades como o turismo ecológico, o que geraria empregos, a exemplo do que já acontece em parques importantes, como o da Chapada Diamantina, na Bahia, o da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e o do Iguaçu, no Paraná.
OESP, 08/06/2004, p.A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.