VOLTAR

Samu recebe a visita de índios yanomami

Boa Vista Agora - http://www.boavistaagora.com.br/
24 de Ago de 2010

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recebeu na tarde desta segunda-feira (23) a visita de 43 índios yanomami. Os indígenas são representantes do Conselho Distrital de todas as áreas yanomami de Roraima e também dos municípios São Gabriel, Barcelos e Santa Isabel de Manaus (AM).

A visita foi solicitada à Prefeitura de Boa Vista pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como parte da programação da capacitação oferecida aos indígenas duas vezes por ano. Na capacitação é ensinado aos representantes indígenas sobre responsabilidade social e como é o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Samu foi incluído no cronograma por ser um serviço de atendimento de urgência oferecido a toda comunidade Os indígenas passaram algumas horas conhecendo as dependências do Samu e aprendendo como são os procedimentos adotados pelos funcionários no atendimento.

O médico Frannklin Castro, ensinou técnicas de imobilização da coluna cervical e lombar, curativos, fratura exposta, entre outros procedimentos. "É importante que eles tenham o mínino de conhecimento sobre primeiros socorros, para que possam levar isso para sua realidade na hora de um acidente em sua comunidade", ressaltou o médico.

Para o Marcos Antônio Paulino, da região do Auaris, o aprendizado vai servir para ser utilizado no dia-a-dia. "Estou gostando muito de conhecer como funciona o resgate, agente precisa saber mais sobre primeiros socorros", concluiu.

Samu 192 - Implantado em fevereiro de 2009, o Samu tem como proposta diminuir o tempo de atendimento em acidentes graves, o que aumenta as chances de sobrevivência do acidentado. O serviço pode ser solicitado por meio de ligação gratuita para o telefone 192.

Entre os profissionais que atuam no Samu estão médicos, enfermeiros, condutores, telefonistas e rádio operadores. Além da Central, o serviço conta com duas bases descentralizadas, sendo uma no Terminal Intermunicipal João Firmino Neto e outra no bairro Senador Hélio Campos.

Casos de queimaduras graves, acidentes com eletricidade, intoxicação, problemas cardiovasculares e qualquer situação que coloque em risco a vida são serviços atendidos pelo Samu. Outro benefício do serviço é auxiliar na redução do número de mortes, do tempo de internação em hospitais e as conseqüências decorrentes da falta de socorro precoce.

http://www.boavistaagora.com.br/index.php?option=com_content&view=artic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.