VOLTAR

Saldo de carbono

FSP, Mercado Aberto, p. B2
Autor: FRIAS, Maria Cristina
20 de Mai de 2013

Saldo de carbono

A hidrelétrica de Jirau, em construção no rio Madeira (RO), recebeu certificação da ONU (Organização das Nações Unidas) para vender créditos de carbono.
A Energia Sustentável do Brasil, empresa responsável pela usina, apresentou projeto à Convenção do Clima defendendo que evitará a emissão de gás carbônico.
Para conseguir o MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), a empresa argumentou que a geração de energia vai substituir o uso de termelétricas, o que provocará a redução de 6 milhões de CO2 ao ano.
Jirau tem capacidade instalada de 3.750 MW, equivalente a 10 milhões de casas.
"O reconhecimento mostra que a gente consegue fazer todo esse empreendimento sem impactos ambientais grandes e com ganhos de crédito de carbono", afirma o presidente da empresa, Victor Paranhos.
A hidrelétrica deve acionar sua primeira turbina em 1o de junho, mas para começar a venda de crédito quer esperar o cenário econômico europeu voltar a crescer.
Atualmente, o lucro seria de 3 milhões de euros ao ano, avalia Paranhos. A intenção é multiplicar esse valor por ao menos 30.

FSP, 20/05/2013, Mercado Aberto, p. B2

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/109807-mercado-aberto.shtml

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.