VOLTAR

Sabesp poderá tirar mais água do Cantareira

OESP, Metrópole, p. A17
02 de Set de 2016

Sabesp poderá tirar mais água do Cantareira
Gestores do sistema destacam recuperação do manancial e autorizam aumento de vazão para São Paulo de 23 para 25 mil litros por segundo

Fabio Leite,

SÃO PAULO - Após sete meses de vazão congelada, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) poderá aumentar, a partir deste mês, em 2 mil litros por segundo a captação de água do Sistema Cantareira. O volume adicional é suficiente para abastecer 600 mil pessoas a mais com o manancial, que atende hoje cerca de 7,4 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
A pedido da Sabesp, a Agência Nacional de Águas (ANA), do governo federal, e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo paulista, autorizaram nesta quinta-feira, 1o, o aumento do limite de retirada de água do Cantareira pela companhia de 23 mil litros por segundo para 25 mil l/s. A regra vale até o fim de novembro.
Antes da crise hídrica, em 2014, a Sabesp captava até 33 mil l/s para abastecer cerca de 8,8 milhões de pessoas. Após o início da seca histórica no principal manancial paulista, os órgãos gestores foram reduzindo gradativamente o limite de exploração do sistema até chegar em 13,5 mil l/s em setembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, a vazão limite subiu para 23 mil l/s e foi mantida até o final de agosto.
A Sabesp argumenta que embora a produção de água ainda seja 30% menor do que antes da crise por causa da mudança de hábito da população e da redução da pressão na rede durante a noite, a demanda por água na Grande São Paulo deve aumentar a partir de setembro por causa da elevação da temperatura, que passa a ficar acima dos 20oC.
A companhia ainda apresenta relatório do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do governo federal, que aponta a probabilidade de chuvas dentro da média nos próximos meses em São Paulo. Segundo projeções feitas pela Sabesp, mesmo se a seca de 2014 se repetir nos próximos meses, o que é improvável, de acordo com a companhia, o Cantareira chegará ao final de novembro com 28% do volume útil, sem incluir o volume morto dos reservatários. Nesta quinta-feira, o índice está em 45,8%.

OESP, 02/09/2016, Metrópole, p. A17

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,apos-7-meses-sabesp-aume…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.