VOLTAR

RR poderá obter área remanescente do Incra

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
07 de Jan de 2005

"Sobre a questão fundiária a exclamação do presidente em relação ao pedido de quatro milhões de hectares e a existência de muita terra em favor do Incra, eu acho que ele sentiu a realidade e pode nos ajudar", analisou o governador de Roraima. A expectativa é que para chegar ao entendimento sobre a questão fundiária indígena e do próprio Estado, o governo federal decida transferir logo os quatro milhões de hectares.
Especificamente sobre a reserva Raposa/Serra do Sol Ottomar Pinto entende que ela será demarcada em área contínua porque comporta várias alternativas. Para o governador uma destas opções é excluir a área do arroz que fica na fronteira da reserva e manter os municípios porque o governo federal não encontraria compreensão do Supremo Tribunal Federal, se extinguisse entes federativos.
Numa avaliação realista sobre as terras que podem ter utilização econômica, o governador acredita que obtendo o Estado os quatro milhões de hectares pretendidos, haverá disponibilidade para que ao longo de vinte anos sejam promovidas ações de desenvolvimento. "O que nos interessa é sair do atoleiro em que a agente está".
NÃO FORAM - O governador disse que, com exceção da deputada Maria Helena e do senador Romero Jucá, todos os demais parlamentares da bancada federal o acompanharam numa audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.
Neste encontro obteve do ministro a ponderação de que o caminho mais curto para resolver a questão fundiária (indígena e do Estado) era a via administrativa. "O ministro lembrou que a solução jurídica poderia demandar muito tempo", comentou Ottomar. (C.P)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.