VOLTAR

RPPNs paulistas são registradas em livro

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br
Autor: Ana Xavier e Dirceu Rodrigues
01 de Nov de 2018

RPPNs paulistas são registradas em livro
novembro 01, 2018

Ricamente ilustrada, a edição foca na história das pessoas que mantêm reservas em suas propriedades

O Programa Estadual de Apoio às Reservas Particulares do Patrimônio Natural - Programa RPPNs Paulistas, da Fundação Florestal de São Paulo, participou da edição do livro Cultura e Natureza - Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs, coordenado pela Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo - FREPESP, lançado pela editora Bela Vista Cultural, em 26 de outubro de 2018, no SESC Bela Vista.

As RPPNs são apresentadas em seus aspectos gerais e particulares, cujas informações foram coletadas por meio de uma expedição em que o fotógrafo Silvestre Silva registrou, de forma primorosa, belas imagens dos atributos naturais protegidos nessas Unidades de Conservação, mantidas pelo importante e significativo trabalho de seus proprietários, em caráter de perpetuidade.

A Fundação Florestal destacou na publicação a importância das RPPNs já implantadas desde o início do programa, em 2006, o protagonismo dos proprietários dentro do processo de conservação da natureza e as conquistas e ações, com resultados concretos e altamente positivos, como o Pagamento por Serviços Ambientais - PSA, iniciativa pioneira da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, específica para esta categoria de Unidade de Conservação por meio do Crédito Ambiental Paulista (Projeto CAP/RPPN), que visa apoiar os proprietários na gestão de suas reservas e o Plano de Apoio à Proteção das RPPNs construído com a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental - CFA, FREPESP e o Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo.

A publicação apresenta ainda a descrição dos diferentes biomas existentes no Estado de São Paulo, caracterizando-os e ressaltando a riqueza da biodiversidade nas fitofisionomias que os compõem, para que se possa contextualizar cada RPPN, constante nesta edição, diante do bioma em que está inserida.

A viabilização da publicação foi possível por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apresentação da AB Concessões, patrocínio da Companhia de Navegação Norsul e copatrocínio das empresas Engie Brasil Energia e Banco ING. Ela relata a expedição realizada pelo fotógrafo-naturalista Silvestre Silva, acompanhado de seus assistentes/viajantes, que buscaram informações e registros visuais e vivenciais, em campo e por diferentes regiões do território paulista.

O projeto foi fruto do esforço realizado, desde 2014, pela associação que representa os RPPNistas do Estado de São Paulo, a FREPESP, que, em parceria com a editora Bela Vista Cultural, obteve aprovação de edição pelo Ministério da Cultura. Para sua realização, contou com apoio da Fundação Florestal e do WWF-Brasil. Os textos sobre as propriedades são de autoria de Federica Fochesato, sob coordenação de Ana Celina Tiburcio e crivo de Ana Maria Soares na consolidação das informações disponibilizadas pelos proprietários de RPPNs e pela FREPESP.

O objetivo da publicação é introduzir o leitor no universo cultural e ambiental no qual as RPPNs estão inseridas, para depois mergulhar no roteiro percorrido pela expedição no estado. O fotógrafo e seus assistentes tiveram a oportunidade de visitar as RPPNs presentes na obra. Além de abordar as particularidades de cada unidade de conservação, Silvestre Silva apresenta um breve relato de sua visita a cada uma das propriedades e aborda detalhadamente as realidades de cada Reserva.

O estado de São Paulo conta, atualmente, com 95 RPPNs oficialmente reconhecidas, abrangendo uma área de 21.633,22 hectares. Desse total, 47 unidades foram instituídas por meio do programa desenvolvido pela Fundação Florestal, perfazendo 17.238,15 hectares. Outros 24 pedidos de reconhecimento se encontram em andamento com área potencial de 2.317,97 hectares.

Saiba mais sobre as RPPNs paulistas.

Cultura e Natureza - Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs
Tiragem: 3.000 exemplares
Formato: 29 x 29 cm (fechado) / 58 x 29 cm (aberto)
Número de páginas: 240
Miolo: costurado, em papel couché 150g, impressão em 4×4 cores
Capa: dura, impressão em 4×0 cores
Acabamento: lombada quadrada, sobrecapa e invólucro
Edição: bilíngue, português e inglês
Patrocínio: Companhia de Navegação Norsul.
Copatrocínio: Engie e Ing Group. Apoio: SESI-SP Editora, Fundação Florestal, WWF, Sesc São Paulo.
Realização: FREPESP, Bela Vista Cultural, Ministério da Cultura - Governo Federal.

Texto: Ana Xavier e Dirceu Rodrigues

http://fflorestal.sp.gov.br/rppns-paulistas-sao-registradas-em-livro/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.