VOLTAR

Rota das barcaças da Veracel em debate

A Região - http://www2.uol.com.br/aregiao
13 de Dez de 2011

O município de Nova Viçosa será o anfitrião da 37ª reunião do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, a partir desta terça, 13, até o final de quarta-feira, 14. Entre os assuntos, o mapeamento dos possíveis conflitos na rota das barcaças da Veracel.

O mapeamento está sendo feito atendendo a uma demanda apresentada pela Reserva Extrativista Marinha da Ponta do Corumbau (Resex Corumbau). O objetivo é mapear os possíveis conflitos de uso da rota atual entre Belmonte e Nova Viçosa.

O estudo está sendo feito pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável - IABS com as comunidades. A partir de uma questão surgida no Fórum em novembro de 2009, negociações entre a Veracel, a Capitania dos Portos e as colônias de pesca analisaram a questão.

Isso já resultou na mudança da rota, atendendo também a uma solicitação dos pescadores. Uma vez que ainda persistem situações de conflito, inicia-se uma abordagem mais detalhada, de maneira a obter uma solução que atenda a todos os envolvidos.

A reunião contará ainda com apresentação do projeto Formas da Natureza, que propõe o uso da madeira de eucalipto para outras finalidades, como artesanato; a exposição das despesas de 2011 do Fórum Florestal e a proposta orçamentária para 2012.

Também lançamento de edital para contratação da nova secretaria executiva; avaliação da secretaria executiva e escolha da entidade que irá hospedar o Fórum Florestal no período 2012/2014.

A 37ª reunião do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia acontece na Pousada Maicá (Av. Oceânica, 3.800 - Centro). A reunião é aberta ao público.

http://www2.uol.com.br/aregiao/2011/12/entry_5800.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.